Escola de Educação e Humanidades | PUCPR

Vida na Universidade

Vida profissional: da brincadeira à graduação em Matemática

Conheça a história da egressa de Licenciatura, Michelly Setlik

Quando o fim do ensino médio começa a se aproximar, vêm questionamentos como “de qual área eu gosto?”, “me identifico com algum curso?”. No momento em que entendemos qual caminho queremos percorrer (exatas, humanas ou biológicas), se pretendemos empreender, ensinar ou fazer tudo junto, já é possível construir uma história.

Esse é o exemplo da Michelly Setlik, que já sabia que gostava da área de ensino, mas ainda estava em dúvida sobre qual graduação escolher. Michelly é egressa do curso de Licenciatura em Matemática e, neste ano, retornou para a PUCPR. Quer saber o que ela está fazendo na Multiversidade? Então venha conferir!

“Desde pequena fazia as minhas bonecas e ursos de pelúcias de estudantes e eu adorava! Gostava tanto que cursei a Formação de Docentes, o antigo magistério, a nível médio. A área da docência se fazia presente e desde então sabia que queria ser professora, mas qual licenciatura seguiria ainda era uma incógnita.

Quando chegou a época de realizar a inscrição para o vestibular, o colégio em que estudava trouxe a oportunidade de participarmos do Planeta PUCPR, a feira de Profissões da PUCPR. Nela conheci aspectos das diferentes licenciaturas, mas foi no stand de Matemática que meus olhos brilharam diferente, me senti motivada a seguir essa linha, ainda mais porque sempre gostei da área das exatas. Encantada, eu sabia: era ali na PUCPR que queria iniciar mais um capítulo de minha história. Durante a graduação, tive a oportunidade de lecionar com crianças da Educação Infantil.”

Vida depois da graduação

“Agora formada sou funcionária pública da rede municipal metropolitana de Curitiba, há cerca de seis anos. Por meio da junção do magistério e da licenciatura em matemática, atuo como professora da Docência 1. Além disso, tive a oportunidade de trabalhar produzindo materiais para disciplinas da PUCPR Online EAD. Considero o mercado de trabalho diverso e com muitas possibilidades, uma vez que há carência no número de profissionais nessa licenciatura.

Quando terminei a graduação, dei uma pequena pausa para o trabalho. Entretanto, como fui agraciada pelo Prêmio Marcelino Champagnat, pelo melhor desempenho acadêmico na graduação, queria voltar a PUCPR e fazer o Mestrado em Educação, mas tive que esperar um pouco mais para iniciar.

Em 2022 ingressei no Mestrado em Educação, voltando para PUCPR.  Posso dizer que o mundo da pesquisa, especificamente da pesquisa em Educação, combinada com minhas experiências do trabalho, no chão da sala de aula, são enriquecedoras. O mestrado requer disciplina de estudo, muito estudo. Ele permite mergulhar e analisar aspectos educacionais com criticidade e reflexão. É a chance de crescer profissionalmente.”

Dicas e diferenciais

“Para o estudante que está em dúvidas sobre a carreira, eu digo que a Licenciatura em Matemática, assim como em qualquer outra graduação, requer dedicação e empenho do estudante, bem como o gosto por ensinar para destacar-se profissionalmente.

Para nortear o caminho, digo que conversar com alguém da área e visitar as feiras de profissão podem ajudar a nortear o caminho. Também é interessante se conhecer e se perguntar: “O que eu gosto de fazer? O que amo fazer? Em que tipo de atividade me destaco?”, porque essas perguntas podem ser orientadoras.

Uma coisa que digo é: não seguir na área não significa que você fracassou ou desistiu. Pelo contrário, possibilita encontrar outras formas, outros caminhos de uma maneira que você goste mais, de uma maneira que você se encontre profissionalmente.”

Se identificou com a fala da Michelly e a sua vivência dentro e fora da Universidade?

“Se queres aprender a nadar, tens de te meter dentro de água e praticar. Se queres aprender a resolver problemas, tens de resolver problemas.” Húngaro George Pólya