Escola de Educação e Humanidades | PUCPR

Habilidades do Futuro

Filosofia, Psicanálise e Cultura

As áreas da tecnologia, como inteligência artificial, nanotecnologia, engenharia genética etc., estão se desenvolvendo cada vez mais e, consequentemente, mais presentes no nosso dia a dia. Essas tecnologias são importantes para facilitar várias frentes de trabalho. Porém, mais relevante que isso é a presença de profissionais que saibam questionar o agir humano em contexto de incertezas.

Diante disso, a Escola de Educação e Humanidades da PUCPR desenvolveu a especialização “Filosofia, Psicanálise e Cultura”, que apresenta reflexões decorrentes dessas três áreas do conhecimento para formar profissionais preparados para atuarem de forma crítica e ética no mercado de trabalho atual.

O curso

Essa especialização é realizada na modalidade on-line ao vivo e se compromete a entender os novos problemas que afligem a existência do indivíduo diante das tensões apresentadas pela sociedade atual, procurando fornecer perspectivas para sua minimização ou solução.  Nesse sentido, o curso estuda a psicanálise a partir da filosofia como objeto de reflexão e crítica; estuda também a convergência entre filosofia e psicanálise a partir de um campo de problemas que constitua objeto de interesse comum, como arte, política, religião, sociedade, etc. Além disso, trata-se também da tematização da Psicanálise como plataforma de interação para um diálogo interdisciplinar entre filosofia e ciências humanas. Ele, enfim, se compromete a compreender os novos problemas que assolam a existência do individuo diante dos problemas e das tensões apresentadas pela sociedade contemporânea, procurando fornecer perspectivas para sua minimização ou solução.

O curso também aborda as temáticas ligadas à relação entre sujeito, sociedade e cultura a partir de um dos modelos hermenêuticos mais discutidos na contemporaneidade (o de Michel Foulcault), visando a uma aplicação concreta dos resultados obtidos pela problematização teórica no âmbito da prática psicanalítica. Trata-se de uma abordagem multidisciplinar, que perpassa áreas do conhecimento como o direito, a medicina, a biologia, a psicologia, as artes (visuais, plásticas, literárias e virtuais) e as ciências sociais e humanas

O(A) egresso(a) terá condições de refletir sobre o papel do ser humano, ponderando sobre os rumos das sociedades em uma época em que, indiscutivelmente, serão bons profissionais aqueles que souberem aliar os conhecimentos técnicos com as reflexões filosóficas sobre o certo e o errado, sobre o bem e o mal.

Deseja saber mais sobre os módulos e o corpo docente? Acesse o link abaixo:

Invista no seu conhecimento com a PUCPR! Além dessa especialização, a EEH promove outros cursos, inclusive com a possibilidade bolsas de estudo.

Não deixe de acompanhar o Blog da EEH, sempre trazemos novidades e informações sobre os cursos ofertados pela Escola.