Venha conferir alguns fatos sobre a monarquia britânica de forma fácil com a Escola de Educação e Humanidades
A realeza britânica, com certeza, é um dos temas mais falados do mundo. O que quer que aconteça, de falecimentos a casamentos, desperta a curiosidade de todo o planeta. Nada melhor, então, do que uma série para contar a vida da família que ocupa o trono atualmente.
Fonte: alicealves.com.br/blog/curiosidades/o-figurino-milionario-da-serie-the-crown
Tem curiosidade de saber se o que é retratado em uma das séries mais caras da Netflix realmente aconteceu? Vem conferir três fatos verídicos que foram mostrados na série The Crown, mesmo que com um toque de ficção.
1. Rainha Elizabeth II e Margaret Thatcher
Na série é possível observar que essas duas mulheres de poder trocam farpas e que existia um grande desentendimento entre elas, mas, na realidade as coisas não eram bem assim.
Elizabeth II e a Dama de Ferro, como era conhecida a primeira-ministra, tinham uma relação tensa, mas sempre respeitosa. Em sua autobiografia, Margaret conta: “sempre achei a atitude da rainha em relação ao trabalho do Governo absolutamente correta (…) e é claro que as histórias de confrontos entre ‘duas mulheres poderosas’ eram muito boas para não serem contadas”.
De acordo com Burrell, ex-funcionário do palácio, as reuniões entre elas eram sempre de portas fechadas, “elas não estavam em guerra entre si e ninguém sabe o que é dito porque a reunião é privada”.
Thatcher foi a primeira mulher a ocupar o cargo, além de ter sido a pessoa que desempenhou a função por mais tempo (11 anos). Durante seu mandato, implementou ações significativas para o país. Alguns dias antes de renunciar, recebeu da rainha a honraria da Ordem do Mérito.
Quando a Dama de Ferro faleceu, a rainha Elizabeth II deixou o protocolo de lado e foi em seu funeral, junto com o Príncipe Philip. Assim, apesar dos murmurinhos de rivalidade, uma coisa que ficou clara na relação entre elas é que ambas se respeitavam e respeitavam as decisões uma da outra.
2. Rainha Elizabeth II + discussão + Príncipe Philip = raquete e par de tênis voadores
Durante uma viagem pela Austrália em 1954, a rainha e o príncipe cumpriam compromissos reais enquanto era gravado um documentário sobre a realeza. Segundo Ingrid Seward (escritora especialista na família real britânica), durante a viagem, os ânimos se alteraram e a rainha jogou uma raquete de tênis e um par de sapatos no príncipe. Ocorre que Philip estava na varanda do imóvel, e a equipe que estava gravando o documentário conseguiu registrar os objetos sendo jogados nele. Logo que Elizabeth II se deu conta da situação, puxou-o de volta para dentro da casa.
O secretário de impressa da época foi até os cinegrafistas e ordenou que as câmeras fossem desligadas e pediu as gravações, na época em filmes. Um tempo depois a monarca apareceu para conversar com a equipe e disse “peço desculpas por aquele pequeno interlúdio. Mas como vocês sabem, isso acontece em todos os casamentos, não é?”.
Caso queira ver a representação da cena, ela está no oitavo episódio da primeira temporada.
3. Princesa Margaret e seu romance com oficial da Força Aérea Real
Uma das diversas polêmicas que envolveu a monarquia aconteceu no início da década de 1950, quando a irmã mais nova de Elizabeth II se apaixonou por Peter Townsend. Isso foi um “escândalo”, pois o oficial era divorciado e tinha dois filhos. Na época, a Igreja Anglicana não permitia que divorciados tivessem um novo casamento se o ex-cônjuge estivesse vivo. A situação era agravada porque, no caso, Elizabeth II era a chefe suprema da Igreja.
A princesa Margaret poderia escolher o casamento com Peter, mas ela teria que renunciar do seu título real e deixar o país. Em seu comunicado oficial para a impressa, ela informa a desistência do casamento, alegando que os “ensinamentos da Igreja de que o casamento cristão é indissolúvel” bem como renovando o seu compromisso com a sociedade britânica: “consciente do meu dever para com a comunidade, decidi colocar essas considerações antes de outras”.
Fontes: br.pinterest.com/pin/469711436128884402/ e guriinlondon.com/the-crown-1e2/
Bônus: A cirurgia no Palácio de Buckingham
No final de sua vida, rei George VI passou por uma cirurgia em seu pulmão. Mas não foi uma simples cirurgia no melhor hospital de Londres, ela aconteceu dentro de um salão do Palácio de Buckingham.
De acordo com uma matéria da Veja sobre a série, o cirurgião que foi o responsável por todo o procedimento “inicialmente resistiu à ideia de fazer o procedimento no palácio e só aceitou com a condição de que reproduzisse, no salão, sua sala de cirurgia no hospital, com equipamento similar.”
Fonte: dailymail.co.uk/tvshowbiz/article-3932828/Operation-Save-King-three-real-life-surgeons-recreated-incredible-day-Palace-turned-operating-theatre-TV-s-blockbuster-drama-Queen-s-life.html
Gosta de estudar sobre monarquias ou a respeito o passado do mundo? Então conheça mais sobre os cursos de Licenciatura e Bacharelado em História da PUCPR!
Além disso, confira outra matéria do Blog da Escola de Educação e Humanidades na qual contamos 3 inspirações da História na série Game Of Thrones.
Fontes: musicaecinema.com/the-crown-quem-foi-peter-townsend/
cnnbrasil.com.br/internacional/sete-escandalos-que-marcaram-a-familia-real-britanica-durante-o-reinado-de-elizabeth-ii/
caras.uol.com.br/amp-stories/o-que-e-verdade-e-o-que-e-ficcao-em-the-crown/
veja.abril.com.br/coluna/e-tudo-historia/the-crown-a-historia-real-com-alguma-dose-de-exagero
aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/briga-de-casal-da-rainha-elizabeth-ii-e-philip-que-foi-flagrada-pelas-cameras.phtml
revistamonet.globo.com/Noticias/noticia/2020/11/documentaristas-viram-rainha-elizabeth-jogar-raquete-e-par-de-tenis-em-marido-e-tiveram-cameras-tomadas-por-staff-real.html