Economia PUCPR entre os trabalhos aprovados no 51º Encontro Nacional de Economia da ANPEC

O artigo “Ciência é contar histórias: a ciência econômica como narrativa”, que tem o prof. Lucas Casonato como primeiro autor, foi aprovado para ser apresentado na 51ª edição do Encontro de Economia da ANPEC (Associação Nacional de Pós-Graduação em Economia), o congresso acadêmico de economia mais importante no país.

O evento ocorrerá entre os dias 12/12/2023 e 15/12/2023. Você pode ler o trabalho do professor clicando aqui e obter maiores informações sobre o evento clicando aqui. Ao final desta postagem seguem o resumo e as palavras-chave do trabalho.

Economia PUCPR


Resumo: O artigo defende que fazer ciência é contar histórias, e que a economia não foge à regra. Por meio de uma revisão da literatura sobre as narrativas na ciência, o trabalho apresenta as possibilidades científicas das narrativas, a relação entre narrativas e retórica, e os usos das narrativas por economistas em seus trabalhos acadêmicos. O artigo avança em relação à literatura existente ao discutir dois tipos de uso retórico para as narrativas, para o público geral e para a comunidade científica, e por apresentar potencialidades das narrativas que foram apontadas em trabalhos que fizeram análises de narrativas específicas.

Palavras-chave: Ciência; Narrativas; Contar histórias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *