Economia PUCPR tem artigo publicado sobre um possível debate na construção das ideias econômicas

O artigo “Keynes e a solução da fragilidade financeira em Minsky: um “Paradoxo Pós-Keynesiano”?“, que tem o prof. Lucas Casonato como autor, foi publicado pelo periódico nacional “Revista Econômica (UFF)“. Você pode ler o trabalho do professor clicando aqui. Ao final desta postagem seguem o resumo e as palavras-chave do trabalho.

Economia PUCPR

Resumo: Este artigo analisa a utilização do termo “Paradoxo Pós-Keynesiano” pela literatura e propõe uma definição mais geral ao conceito. Esta nova interpretação ilustra a possibilidade de uma tensão teórica nesta corrente do pensamento. Isso é explorado considerando-se a pertinência de um novo paradoxo, a respeito da associação feita pela escola Pós-Keynesiana entre as soluções para crises financeiras propostas por Minsky e as bases teóricas fundadas por Keynes. A análise do caso específico expõe a situação paradoxal: disponibilizar a política econômica para proteger os bancos comerciais pari passu o reconhecimento de que a motivação deles por lucros mantém a propensão à instabilidade financeira. Verifica-se que a validade desse paradoxo, bem da versão mais ampla, persiste mesmo considerando-se o caráter evolutivo da política econômica na teoria Pós-Keynesiana. Conclui-se que a pertinência de qualquer paradoxo nesta corrente depende da ótica sob a qual sua teoria é analisada, se confinada à lógica econômica ou se abrangente para compreender um caráter social.

Palavras-chave: Paradoxo Pós-Keynesiano; Escola Pós-Keynesiana; Fragilidade financeira; Minsky; Keynes.