O artigo “Uma análise do fenômeno ‘fake news’ com base na Economia Comportamental”, que tem o prof. Lucas Casonato como um dos coautores, foi publicado pela revista Economia e Desenvolvimento. Você pode ler o artigo clicando aqui. Ao final dessa postagem seguem o resumo e as palavras-chave do trabalho.
Economia PUCPR
Resumo: Após as eleições presidenciais de 2016 nos EUA o fenômeno das fake news ganhou notoriedade no debate público. Pesquisas diversas procuram identificar fatores que influenciam a propagação de notícias falsas. O artigo se insere neste contexto e busca aprofundar a compreensão sobre a disseminação das fake news. O trabalho analisa esse fenômeno com base na Economia Comportamental, uma vez que sua teoria oferece elementos psicológicos que atuam na geração de vieses na tomada de decisão. O artigo conclui que influências cognitivas que afetam a decisão econômica também influenciam na propagação das fake news, e discute a possibilidade de reverter esse processo.
Palavras-chave: Notícias falsas; Economia comportamental