Economia PUCPR tem artigo publicado sobre metodologia econômica em revista com trabalhos de dois ex-Ministros da Fazenda

O artigo “A epistemologia de Imre Lakatos e sua (in)aplicabilidade à teoria econômica”, que tem o prof. Lucas Casonato como coautor, foi publicado pela Revista de Economia. Você pode ler o artigo clicando aqui. Na mesma edição você também encontra artigos de dois ex-Ministros da Fazenda. Ao final dessa postagem seguem o resumo e as palavras-chave do trabalho.

Economia PUCPR


Resumo: Este trabalho objetiva discutir a utilização da metodologia dos programas de pesquisa científica de Lakatos (MMPC) na teoria econômica. O artigo inicia com uma breve exposição da proposta lakatosiana. Em seguida são analisadas algumasaplicações da MPPC a diferentes abordagens econômicas, investigando como suas estruturas foram adequadas ao arcabouço de Lakatos. Na sequência são revistas algumas críticas a esse procedimento de adequação da proposta lakatosiana na economia. Nessa revisão é discutido o caráter social da ciência econômica, por requerer maior nível de subjetividade na investigação científica. É apontado que essa característica permite a coexistência de explicações teóricas alternativas para um mesmo fenômeno econômico. Com base nisso, conclui-se que o nível de subjetividade inerente à economia, enquanto ciência caracterizada por um lado social, torna mais difícil a aplicação da MPPC na teoria econômica.

Palavras-chave: Metodologia econômica; Imre Lakatos; Programas de pesquisa científica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *