Me formei e agora?

Quando estamos entrando no ensino superior, ou mesmo quando estamos cursando temos um grande sonho! Se formar. E quando se formar, o que você irá fazer?

(foto da formatura institucional 2023-1 na PUCPR)

Os estudantes que ingressam no vestibular e iniciam as suas primeiras semanas, estão vislumbrados com esta etapa e ainda sim iniciam seus planejamentos para entender a rotina, conciliando sua vida profissional com a pessoal. Quando começa a rotina e entram as atividades valendo nota, prazos a serem cumpridos, trabalhos a serem feitos, enfim, entende-se que você está na beira de uma grande decisão.

É desesperador.

Mas o grande desafio da modalidade na educação a distância é a atuação do estudante em estabelecer a sua rotina. Nós sabemos que a flexibilidade de estudos é fantástica, mas ao mesmo tempo a noção de planejarmos nossos estudos ainda é um grande desafio. A vida toda no ensino presencial você teve alguém planejando por você! Seus professores, a escola, diretoria e coordenações. Neste cenário você não precisa ter o controle do seu tempo de estudos, a escola fazia isso por você. Sendo assim a flexibilidade nos estudos é sim um grande desafio, mas ela é possível.

Além do percurso na flexibilidade de estudos, temos a construção do conhecimento, utilizando as ferramentas tecnológicas como mediadoras do processo. Nós conseguimos desenvolver um excelente raciocínio quando se tem a compreensão do tema, no entanto o estudante que necessita realizar leituras, aplicar os conceitos em trabalhos individuais ou em grupos, realizar testes para compreensão do nível, além das interações com os professores, estão prontos para a próxima etapa, que é concluir o curso.

Ao concluir o curso na qual se destinou tempo, dinheiro, sacrifício, e muito aprendizado, mudanças de percepções, amizades além do crescimento, temos um momento que nos perguntamos, vou me formar e agora?

Sim, exatamente isso que deveria te mover a um segundo momento. Ao se formar você se depara com as práticas profissionais, possibilidades de atuação em diferentes empresas, escolha também de qual área quer atuar. Assim nasce a vontade de fazer uma Pós-Graduação. Pois identifica que precisa saber mais especificamente da área, das ferramentas e práticas nela inserida.

Mas a formatura nos remete a pergunta importante desse texto, “me formei e agora?”

Agora você precisa entender que o esforço que você teve no seu período da graduação precisa ser aplicado, não atribuo somente ao conhecimento, mas também ao comportamento. Hoje entende-se que não entramos em uma empresa para ficar anos sem alteração de cargo, mudança de atividades, ou mesmo de local. A interferência global está intrínseca nas suas atividades e rotina organizacional. Note que entender o movimento comercial de outros países e o quanto isso afeta a sua atividade, ou mesmo a produção de algum insumo que afeta o tempo de entrega ao cliente.

Enfim, ao se formar procure responder essas 3 perguntas:

Onde eu quero atuar?

Qual a área despertou mais interesse?

Procure se aperfeiçoar em outro idioma!

Ao buscar esse aprendizado procure colocar metas para que tenha a experiência internacional. Tenho certeza de que esta atuação mesmo que seja a passeio faz com que a sua mente compreenda outras possibilidades, te dando muito poder de criação.

Pós-Graduação – qual o momento correto de fazer?

Ao escolher uma área que tenha mais interesse de atuar, você precisa se perguntar:

• Posso entrar na área agora? Tem margem para que eu me candidate a vaga, sem ter um curso específico de especialização?
      • Para concorrer a vaga preciso me especializar, saber mais detalhes deste cenário, quais as ferramentas de atuação, enfim, tenho que buscar um curso de especialização para me preparar melhor?

Por fim quero aqui deixar um ponto de atenção, temos que estar preparados para o mercado de trabalho com um currículo, uma ferramenta adequada para acompanhar o ambiente profissional – linkedin, além de buscar sempre o destaque na sua atuação.

E se você estudante da PUCPR se formou, fique atento a todas as oportunidades de continuar sendo  #filhodapuc sempre, por meio do Alumini.

Desejo de coração que tenha um grande sucesso na sua trajetória!

Me. Elizabeth Ribeiro Martins

Coordenadora dos Tecnólogos da Escola de Negócios.