Guilherme Schnirmann 25/07/2022
Entenda a diferença entre Front-End e Back-End Developer
Front-End
Responsável pela experiência do usuário e por “dar vida” a interfaces. HTML5, CSS e JavaScript são parte da rotina do “dev front”. Ainda, existem diversos frameworks que tornam o desenvolvimento front mais robusto e completo.
Back-End
O “dev back” trabalha com a camada mais profunda do código. Na sua rotina deve lidar com arquitetura, gerenciamento e integração com servidores, banco de dados, entre outros. Sem contar os cuidados com segurança, qualidade, manutenção e infraestrutura.
Primeiros passos
Claro que para ser um desenvolvedor completo e com tantas habilidades o passo inicial principal é começar com uma base sólida. Um curso completo de graduação forma uma base sólida em lógica de programação – antes de ser especialista em linguagens e tecnologias é necessário saber programar (independente de linguagem). Ainda, um curso completo que forma um desenvolvedor vai trazer de forma sólida as experiências de projeto e usabilidade com o usuário, bem como, os conhecimentos de banco de dados, desenvolvimento mobile e claro que as linguagens de programação front e back-end serão consolidadas como ferramentas ao longo do curso. Adicionalmente, é importante dominar infraestrutura de redes, virtualização de máquinas e serviços de nuvem.
Como?
O curso de BSI (Bacharelado em Sistemas de Informação) da PUCPR é totalmente focado na construção e consolidação de todos os conhecimentos mencionados acima. São ofertadas disciplinas que cobrem e ensinam as ferramentas necessárias em todos os níveis de desenvolvimento de software, ou seja, o estudante é formado como um Full Stack Developer. De forma completa, direta, objetiva e com professores atualizados com as tecnologias do mercado atuais a formação em BSI é para o desenvolvedor completo.