Sistemas de Informação | PUCPR

Área de atuação

Full Stack Developer: o caminho

Guilherme Schnirmann 25/07/2022

fonte: https://portalwebdesigner.com/programacao/

Mas afinal, o que é o Full Stack Developer?

Já sabemos que developer é desenvolvedor, mas qual o diferencial para ser Full Stack? Esse termo vem aparecendo nas mídias com muita frequência, principalmente em divulgações de vagas para trabalhar em grandes empresas espalhadas pelo mundo. Estamos falando de um desenvolvedor completo que combina habilidades de front end e back end. Portanto, esse perfil se encaixa em todo time de desenvolvimento e é capaz de enxergar e participar de todas as etapas do processo.

Entenda a diferença entre Front-End e Back-End Developer


HTML5, CSS, JAVASCRIPT, Angular, React, Ajax, Bootstrap, Backbone e muitos outros são exemplos de linguagens e frameworks.

Front-End

Responsável pela experiência do usuário e por “dar vida” a interfaces. HTML5, CSS e JavaScript são parte da rotina do “dev front”. Ainda, existem diversos frameworks que tornam o desenvolvimento front mais robusto e completo.

Java, Python, R, PHP, Node JS, R, C#, C/C++, django e muitos outros são exemplos de linguagens e frameworks

Back-End

O “dev back” trabalha com a camada mais profunda do código. Na sua rotina deve lidar com arquitetura, gerenciamento e integração com servidores, banco de dados, entre outros. Sem contar os cuidados com segurança, qualidade, manutenção e infraestrutura.


Primeiros passos

Claro que para ser um desenvolvedor completo e com tantas habilidades o passo inicial principal é começar com uma base sólida. Um curso completo de graduação forma uma base sólida em lógica de programação – antes de ser especialista em linguagens e tecnologias é necessário saber programar (independente de linguagem). Ainda, um curso completo que forma um desenvolvedor vai trazer de forma sólida as experiências de projeto e usabilidade com o usuário, bem como, os conhecimentos de banco de dados, desenvolvimento mobile e claro que as linguagens de programação front e back-end serão consolidadas como ferramentas ao longo do curso. Adicionalmente, é importante dominar infraestrutura de redes, virtualização de máquinas e serviços de nuvem.

Como?

O curso de BSI (Bacharelado em Sistemas de Informação) da PUCPR é totalmente focado na construção e consolidação de todos os conhecimentos mencionados acima. São ofertadas disciplinas que cobrem e ensinam as ferramentas necessárias em todos os níveis de desenvolvimento de software, ou seja, o estudante é formado como um Full Stack Developer. De forma completa, direta, objetiva e com professores atualizados com as tecnologias do mercado atuais a formação em BSI é para o desenvolvedor completo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *