Sistemas de Informação | PUCPR

Colação de grau

COLAÇÃO DE GRAU – SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, 2021

Hoje celebramos um marco importante na vida dos formandos do curso de Sistemas de Informação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Este momento de colação de grau é especialmente significativo, pois reflete não apenas a conclusão de um ciclo acadêmico, mas também a superação de desafios inéditos que marcaram nossa trajetória nos últimos anos.

A turma de 2021 enfrentou uma jornada acadêmica única e desafiadora devido à pandemia de COVID-19. A súbita mudança para o ensino remoto, a necessidade de adaptação a novas tecnologias e a ausência do convívio presencial apresentaram obstáculos que nunca imaginamos encontrar. No entanto, vocês demonstraram resiliência, adaptabilidade e uma notável capacidade de enfrentar e superar essas adversidades.

Mesmo em meio às dificuldades, a PUCPR não parou. Nossa instituição se reinventou para garantir que a qualidade do ensino e a excelência na formação de nossos alunos fossem mantidas. Professores e alunos se adaptaram rapidamente ao novo formato de aulas, utilizando ferramentas digitais para promover um aprendizado eficaz e interativo. Laboratórios virtuais, projetos colaborativos online e uma comunicação constante foram fundamentais para assegurar que cada um de vocês tivesse uma experiência educacional enriquecedora, mesmo à distância.

Hoje, ao vermos todos vocês aqui, celebrando este momento com máscaras e respeitando o distanciamento social, reconhecemos não apenas suas conquistas acadêmicas, mas também a coragem e a determinação que demonstraram durante este período. Vocês são a prova viva de que, mesmo nas circunstâncias mais desafiadoras, é possível perseverar e alcançar o sucesso.

Queremos expressar nossa profunda gratidão aos professores, orientadores e funcionários da PUCPR, que se dedicaram incansavelmente para oferecer o melhor suporte possível. Seu comprometimento e inovação foram essenciais para que pudéssemos chegar até aqui. Agradecemos também às famílias e amigos dos formandos, que ofereceram apoio e encorajamento contínuos, sendo um pilar de força em tempos difíceis.

Aos formandos de 2021, saibam que suas experiências durante a pandemia os prepararam de maneiras únicas para o mundo que os aguarda. Vocês desenvolveram habilidades valiosas, como a capacidade de se adaptar rapidamente a mudanças, trabalhar de forma colaborativa em ambientes virtuais e enfrentar incertezas com resiliência. Essas competências serão inestimáveis em suas carreiras e vidas futuras.

Desejamos a todos vocês um futuro brilhante e cheio de realizações. Que continuem a perseguir seus sonhos com a mesma determinação e entusiasmo que demonstraram ao longo de sua jornada acadêmica. Lembrem-se sempre de que a PUCPR estará de portas abertas para apoiá-los em todas as suas futuras conquistas.

Parabéns, formandos de 2021 do curso de Sistemas de Informação da PUCPR! Vocês são exemplos de superação e sucesso. Sigam em frente, e que o futuro lhes traga muitas vitórias.

Muito obrigado a todos, e parabéns novamente!