Sistemas de Informação | PUCPR

Área de atuação

O que faz um Engenheiro de Software?


Engenheiros de software aplicam princípios científicos e matemáticos para criar software de computador e resolver problemas.

Como engenheiro de software, você trabalhará em um ambiente em constante evolução, devido aos avanços tecnológicos e à direção estratégica da organização para a qual trabalha. Você criará, manterá, auditará e melhorará sistemas para atender a necessidades específicas, geralmente conforme recomendado por um analista ou arquiteto de sistemas, testando sistemas de hardware e software para diagnosticar e resolver falhas do sistema.

A função também abrange escrever programas de diagnóstico e projetar e escrever código para sistemas operacionais e software para garantir a eficiência. Quando necessário, você fará recomendações para desenvolvimentos futuros.

Estudantes de Sistemas de Informação em uma aula de Engenharia de Software

Os títulos e descrições de cargos em TI não são padronizados. Em vez de engenheiro de software, você pode ser chamado de programador, FullStack, engenheiro ou desenvolvedor de sistemas/software/banco de dados/web, dependendo do sistema que está desenvolvendo.

Alternativamente, a linguagem de programação que você usa pode se tornar parte do seu título, como Java ou C# desenvolvedor. O trabalho de um engenheiro de software também pode fazer parte de um papel de programador multimídia.

Dependendo da organização para a qual você trabalha, você pode ter uma função mais definida e trabalhar em um grupo de especialistas em TI que pode incluir analistas de sistemas, designers de sistemas e testadores de sistemas.

No entanto, como os engenheiros de software geralmente gerenciam os sistemas de suporte necessários para administrar uma organização com eficiência, a função também pode exigir que você se comunique de maneira eficaz e traduza as necessidades de diferentes equipes em desenvolvimentos de sistemas.

Qualificações


Embora esta área de trabalho esteja aberta a todos os graduados, espera-se que os candidatos tenham algumas habilidade técnicas de um curso superior em Computação. Ter estudado Sistemas de Informação aumenta suas chances de emprego.

Quer saber mais sobre como se tornar um Engenheiro de Software? Fale conosco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *