Marketing | PUCPR

Entrevista

Entrevista com aluna Isabel Litza, recentemente premiada como Profissional Revelação no 10º Best Mídia

A aluna do curso de bacharelado em Marketing da PUCPR Isabel Litza foi premiada como Profissional Revelação no 10º Prêmio Best Mídia em 2023.

Fizemos uma entrevista com a aluna para conhecer um pouco do prêmio e da trajetória da Isabel. Primeiramente, gostaríamos de saber como foi receber o reconhecimento.

Segundo Isabel: “Foi uma baita surpresa ganhar o prêmio. Não estava esperando. Quem tá na correria da mídia sabe como é a loucura e os desafios, então quando recebi esse reconhecimento, me senti super apoiada, motivada e incentivada por toda a galera que faz parte da movimentação diária que nós fazemos. Foi incrível!”

 

E agora vamos conhecer um pouco mais da trajetória profissional da Isabel até aqui. Como você decidiu ingressar na área de Marketing?

Isabel: “Bom, na verdade, tudo começou quando eu estava no primeiro período de Design de Moda, lá por 2018. Eu buscava minha primeira oportunidade de emprego e acabei participando de uma dinâmica de seleção para Aprendiz na Ambev. Éramos umas 20 pessoas, mais ou menos. No final da dinâmica, eles explicaram quais vagas estavam disponíveis e tinha uma para o setor de Trade Marketing no Auto Serviço da empresa aqui na região Sul. Quando ouvi sobre essa vaga, meus olhos brilharam – sério mesmo! Fui aceita e comecei a trabalhar lá na parte da manhã, enquanto estudava Design à noite… E como eu tinha as tardes livres, acabei preenchendo esse tempo com um trabalho como freelancer em uma imobiliária de alto padrão em Curitiba. Eu cuidava de todas as redes sociais da empresa, criava conteúdo e tal. Com esses dois trabalhos conectados, eu percebi que era nessa área que eu me identificava. Com isso, as portas foram se abrindo e eu fui seguindo as oportunidades. Sabia que cursar Marketing seria essencial para mim. Prestei vestibular em 2020 e, atualmente, estou no 6º período do curso pela PUC.” 

 

Como tem sido sua experiência trabalhando na OpusMúltipla? Quais são as suas principais responsabilidades na empresa?

Isabel: “Trabalhar na Opus é incrível! Sempre digo que é uma escola para mim. Entrei como estagiária em outubro de 2021, em julho de 2022 fui efetivada, e foi uma tremenda oportunidade. Desde o primeiro momento, adorei não só a função na área, mas também a empresa, a cultura e toda a galera. É muito acolhedor. No meu dia a dia, desenvolvo principalmente a parte operacional da mídia. Faço emissão de PIs, requisição de materiais, envio deles e acompanhamento/gestão das veiculações que temos. Tenho um contato bem direto com os veículos. Além disso, aos poucos, estou entrando na parte de planejamento, que é desafiadora, mas muito gratificante. Eu adoro todo o processo envolvido”.

 

Quais habilidades você considera essenciais para se destacar na área de Mídia Off?

Isabel: “Acredito que varia um pouco de cliente para cliente, devido aos diferentes fluxos de trabalho. Mas, de forma geral, ter uma boa organização é essencial em todas as etapas do processo, desde o planejamento até a execução. E, é claro, uma boa comunicação é fundamental, não só dentro da empresa, mas também externamente, com os veículos de comunicação. A boa comunicação garante que todos os envolvidos estejam alinhados, contribuindo para o sucesso das campanhas e criando parcerias únicas.” 

 

Quais são os maiores desafios que você enfrentou até agora na sua carreira profissional? Como os superou?

Isabel: “Conciliar a faculdade com o trabalho foi um grande desafio. Às vezes, os prazos de ambos apertavam e acabava ficando um pouco desesperada. Quem já viveu os finais de semestre sabe como é essa corrida contra o tempo hahaha. Com muita organização e gerenciamento do tempo, as coisas começaram a fluir de forma mais tranquila. E também, no início, eu me sentia bastante insegura na área de mídia, sabe? Tinha um medo enorme de errar, mesmo sabendo que isso pode acontecer às vezes. Atender um cliente grande em um mercado grande, sendo nova, é extremamente desafiador. Foi um processo de aprendizado, mas com o tempo, fui pegando o jeito e agora tudo flui de forma mais natural”.

 

Como você descreveria a importância da criatividade na criação de campanhas de mídia que impactam as pessoas?

Isabel: “A criatividade é super importante na criação de campanhas de mídia impactantes. Ela faz com que as mensagens se destaquem e mexa com as pessoas de maneira única e memorável. Com ideias criativas, a gente consegue chamar a atenção do público, despertar emoções e gerar engajamento. Acredito que a criatividade ajuda a encontrar formas inovadoras de transmitir uma mensagem, fazendo com que ela se torne mais relevante e interessante para quem é impactado. É através disso que a gente consegue se destacar da concorrência e realmente causar algo positivo nas pessoas”.

 

Qual a importância dos aprendizados que você teve nas disciplinas do curso de Marketing para a sua atuação profissional?

Isabel: “Sempre me pego pensando nisso, na verdade. Acho que em cada período da faculdade tenho recebido uma ajuda diferente para o trabalho. Os Business Labs são ótimos para nos fazer pensar fora da caixa e desenvolver projetos bacanas. A matéria de Gestão de Produto e Preço também foi muito útil para entender os custos, colocar a mão na massa, além de todos os ensinamentos sobre o Excel. E, claro, as minhas preferidas até então, as matérias de Estratégias de Comunicação e Estratégias de Marketing de Relacionamento, que são simplesmente incríveis e essenciais. Me senti totalmente imersa no meu mundo com essas disciplinas, com espaço para aprender, desenvolver e colocar em prática. O trabalho e a faculdade, sem dúvida, caminham juntos para mim. Não há uma matéria que eu pense “é inútil”, no final das contas, tudo é cheio de ensinamentos que eu utilizo no dia a dia.

 

Quais são seus planos e aspirações para o futuro na área de Marketing?

“Olha, eu adoro todo esse universo! Sou apaixonada por explorar, conhecer tudo sobre e me manter atualizada com as últimas inovações e tendências do mercado. Meu objetivo é continuar me desenvolvendo, aprendendo e crescendo na área, sem medo de enfrentar desafios. Afinal, estou apenas no começo da minha jornada e me orgulho do lugar em que estou agora. Espero poder compartilhar meus aprendizados com outras pessoas e crescer na área de mídia, que é onde me vejo como profissional. Também espero ter a oportunidade de trabalhar em projetos desafiadores e impactantes, que possam fazer a diferença no mercado. De forma resumida, almejo crescimento contínuo, aprendizado constante e a oportunidade de deixar minha marca na área de Marketing”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *