Marketing | PUCPR

Cinemarketing

Evento “CineMarketing” analisa a série “Pepsi, cadê meu avião?” e discute estratégias de Marketing

O evento “CineMarketing”, promovido pela Escola de Negócios da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), mais uma vez trouxe análises e discussões sobre a presença do Marketing em grandes produções audiovisuais. Nesta edição, a série “Pepsi, cadê meu avião?” foi o foco das atenções, com a participação das professoras Luana Kava, Juliana Costa e Juliana Del Secchi.

A série documental “Pepsi, cadê meu avião?” estreou recentemente na Netflix, contando a história de um erro que teve um alto custo para a gigante dos refrigerantes. O enredo remonta a 1996, quando a PepsiCo lançou um programa de pontos, permitindo que os consumidores trocassem os rótulos da Pepsi por produtos da marca. Entretanto, o comercial do lançamento trouxe uma brincadeira, sugerindo que quem coletasse 7 milhões de rótulos seria elegível para ganhar um jato Harrier.

O erro da campanha foi a falta de uma ressalva no rodapé, indicando que se tratava apenas de uma piada. Essa falha é o ponto de partida para a série documental “Pepsi, cadê meu avião?”, que narra a história de John Leonard, um estudante universitário determinado a fazer a Pepsi cumprir sua promessa.

Leonard percebeu que seria financeiramente inviável comprar 7 milhões de latas ou garrafas de Pepsi, mas descobriu que os consumidores poderiam adquirir Pepsi Points por apenas 10 centavos cada. Assim, a possibilidade de adquirir um jato Harrier, avaliado em US$ 23 milhões, por apenas US$ 700 mil se tornou uma oportunidade imperdível. Com a ajuda do amigo Todd Hoffman, Leonard embarcou em uma busca para obter o que lhe havia sido prometido.

A série documental, composta por quatro episódios, retrata a determinação de um jovem em enfrentar uma corporação multinacional em uma batalha judicial pela realização da promessa feita em um anúncio. O desfecho dessa história teve impactos profundos na imagem da Pepsi e levanta questões sobre as estratégias de Marketing utilizadas pelas empresas.

Durante o evento “CineMarketing”, as professoras Luana Kava, Juliana Costa e Juliana Del Secchi conduziram uma análise aprofundada da série, destacando os aspectos relacionados às estratégias de Marketing adotadas pela PepsiCo na época e as consequências de um erro de comunicação de tal magnitude.

O “CineMarketing” proporcionou aos alunos do curso de Marketing da PUCPR uma oportunidade única de debater e refletir sobre casos reais que envolvem a interseção entre Marketing e entretenimento. A análise crítica de séries e filmes contribui para o desenvolvimento de um olhar mais atento e estratégico para as práticas de Marketing.

Se você perdeu, assista na íntegra: