Jogos dos nossos estudantes tem destaque na gamescom latam

A gamescom é um dos mais tradicionais e maiores eventos presenciais de jogos do mundo, acontecendo desde 2009 na Alemanha, alcançando quase 400.000 visitantes. Esta feira envolve estandes e lançamentos na área além de também reunir publicadores e desenvolvedores de jogos em rodadas de negócios. Além da edição alemã, também temos a edição da Ásia do evento.

E em 2024 temos a primeira edição na América Latina, a gamescom latam que nasce também agregando o BIG Festival, que acontecerá pela primeira vez dentro da gamescom, continuando a valorizar a produção indepentende de jogos da América Latina com um espaço de destaque. Essa dobradinha BIG Festival + gamescom acontece de 26 a 30 de junho de 2024 na São Paulo Expo.

Nossos cursos de Jogos da PUCPR sempre tem participação ativa no BIG Festival e pretendemos sempre continuar a submeter jogos para a gamescom latam também, sempre no compromisso de divulgação dos trabalhos de nossos estudantes e na oportunização de sua participação efetiva no mercado global de Jogos! Além disso, o momento do BIG Festival / gamescom também serve de momento de encontro, permitindo a interação presencial principalmente com os pares desenvolvedores e também com publicadores.

Alunos e professores participaram de TODAS as edições do BIG desde 2012, com destaque para a premiação do Wild Glory como melhor Jogo Brasileiro de Estudante em 2018! Recentemente em 2022 nossos estudantes e egressos tiveram destaque principalmente na Game Jam da Magalu! O Panorama Brasil de 2023 recebeu os jogos RED TAPE e Hyper Space em 2023 e o Dungeon Drafters concorreu tanto na categoria de melhor jogo quanto de melhor jogo brasileiro!

Agora em 2024 teremos a participação do jogo Ethereal na Mostra Panorama Brasil do BIG! Dos 40 jogos selecionados, apenas quatro foram desenvolvidos por estudantes e este jogo está nessa seleção e ganhará um espaço de DESTAQUE dentro do evento, com estande próprio e participação nas rodadas de negócio.

É essencial relembrar que o Ethereal foi iniciado na disciplina de Experiência Criativa: Produção e Acabamento de Jogos e foi um dos jogos mais votados em diversas categorias do PUCPR Game Show do fim de 2023. O PUCPR Game Show é evento extensionista semestral presencial que estimula que os nossos estudantes a apresentem seus jogos entre os pares e para o público geral, preparando para ambientes similares ao da gamescom.

Além do Ethereal, também temos o Leap Hero com espaço no evento! O jogo está em desenvolvimento por nosso estudante William Botelho e é um dos finalistas da categoria “Melhor Jogo de Estudante”, sendo o único representante brasileiro desta categoria.

PARABÉNS a toda a equipe do Ethereal e do Leap Hero, estamos na torcida por vocês!

Além da exposição de jogos e rodadas de negócio, a gamescom também tem uma programação business com Palestras e Mesas Redondas. São 5 dias de conteúdos em diversos palcos. O coordenador do curso Bruno Campagnolo vai representar nossos cursos da PUCPR como um dos panelistas da mesa “Developing Gamedevs: Leveling up the Academy-Market Relationship” que acontece no dia 28/6 às 12:40 no Palco Quest 1. Nesta mesa vamos debater principalmente quais são os desafios de desenvolver os profissionais para a indústria de games e como as empresas podem construir parcerias efetivas para que a academia possa oferecer ensino, pesquisa e extensão de alta qualidade no contexto do ecossistema de jogos. Também discutiremos como podemos trabalhar com a retenção de talentos no contexto da indústria brasileira.

Se você estiver na gamescom, não esqueça de prestigiar os jogos de nossos estudantes e nossa fala!