Alunos de Jogos no Mundo: Oportunidades de Intercâmbio e Colaborações Internacionais!

Não é segredo que a área de Jogos é uma das áreas mais internacionalizadas e globalizadas. Um jogo, ao ser publicado, alcança imediatamente visibilidade mundial. Principalmente através das principais lojas digitais e hubs de desenvolvedores.

Mas, é essencial comentarmos em mais detalhes sobre as oportunidades que existem mais formalizadas dentro da Universidade e as que surgem a partir de colaborações internacionais.

Antes de tudo, a PUCPR se destaca por um plano de Internacionalização comprometido com centenas de Universidades parceiras ao redor do mundo e diversos de nossos estudantes aproveitam essa oportunidade anualmente para fazer disciplinas lá fora e terem alguns meses a experiência internacional completa.

Além disso, nossos cursos de jogos também tem um programa EXCLUSIVO de intercâmbio de curta duração em parceria com a Global Game Jam Curitiba, voltado a valorizar o portfolio estudantil e que leva estudantes à participação anual na Game Developers Conference em San Francisco.

Por fim, temos estudantes que participam de colaborações internacionais, lançando jogos com parceiros externos. Essa iniciativa é dos próprios estudantes, mas muito bem-vinda e estimulada!

Nos dias 3/5/2024 (sexta de manhã – 9:40 às 12:40) e 12/6/2024 (quarta a noite – 20h às 22:30h) estamos promovendo ações de conscientização e estímulo à participação nessas oportunidades de internacionalização. Será atividade dentro da disciplina de Processos de Desenvolvimento de Jogos do primeiro período, mas outros períodos são super bem-vindos a participar.

Desta forma teremos um conjunto de falas:

• Intercâmbio para a Game Developers ConferencePedro Marangon – Nosso egresso vencedor da Bolsa de 2024 para participar da GDC, contando sobre sua experiência e com dicas muito práticas de como participar.

• O manual de sobrevivência internacional do DantasMatheus Dantas – Matheus Dantas participou do programa acadêmico de intercâmbio e fez um dos semestres na Holanda. Acaba de retornar à Curitiba para se formar! Vai estimular muito a outros estudantes a pensarem no intercâmbio desde o começo da faculdade como ele o fez.

• Intercâmbio Acadêmico com Aproveitamento de CréditosProf. Dr. Henri Frederico Eberpacher – Professor Henri é o Agente de Internacionalização da Escola Politécnica e dá apoio a todos os estudantes que quiserem planejar seu intercâmbio com antecedência. Em sua fala deixará claro o que é necessário para que você se prepare para o intercâmbio.

• Collabs & Projetos Coletivos InternacionaisNathan Gabriel – Nosso egresso Nathan sempre procurou parceiros internacionais e sempre estimula e inspira outros colegas a participarem. Destaca-se recentemente a participação no C.H.A.I.N.G.E.D de 2024, collab que também participou o nosso egresso Francisco Lucas e os estudantes Rafael Fumio, Samuel Santos, Everton Mazepa, Theo Marcolan e Lucas Ryan Brito. E também no pioneiro collab C.H.A.I.N. de 2020, que além do Nathan e do Francisco também teve a participação de nosso estudante Artur Rodrigues.

Participe, é só aparecer!! A atividade no dia 3/5 será no Auditório do Centro de Realidade Estendida (segundo andar do Bloco Amarelo) e no dia 12/6 em local a ser definido (atualizaremos aqui)!