Relatório da Global Game Jam Curitiba 2024

Parabéns aos nossos 400 jammers!

Clique AQUI e jogue os mais de 80 jogos produzidos durante o evento e conheça seus autores.

Fotos oficiais do evento: Facebook / Flickr.

 

Visão Geral da Jam

A Global Game Jam Curitiba 2024 aconteceu entre os dias 26, 27 e 28 de Janeiro de 2024. Foi a décima quinta edição do evento realizada pela PUCPR, promovida pelos cursos de Jogos Digitais. Nossa jam envolveu diferentes equipes de desenvolvimento que ficaram concentradas durante 48 horas para a criação de jogos sobre o tema “MAKE ME LAUGH – Faça-me rir”.

O tema é mundial e todas as sedes devem seguí-lo na criação de seus jogos. Foi divulgado em nossa palestra de abertura, na qual também divulgamos a keynote mundial do evento. Durante essa abertura, acontecida pela primeira vez no Auditório Imersivo do Centro de Realidade Estendida da PUCPR também foram divulgadas as principais regras do evento e também foi divulgado o resultado do programa de intercâmbio associado à Global Game Jam Curitiba, que é voltado aos alunos dos cursos de Jogos.

A partir desse momento, nossos desenvolvedores formaram equipes e ficaram dedicados à tarefa de desenvolvimento durante as próximas 48 horas!

Cerca de 80 jogos diferentes foram criados durante o fim de semana, por participantes de todas as idades e perfis. Tivemos jogos para PC, dispositivos móveis, jogos para Realidade Virtual e analógicos (tabuleiro / cartas). Muitas equipes veteranas e iniciantes. Desenvolvedores de jogos profissionais, independentes, amadores e hobbystas colaboraram para este resultado. Participaram artistas, programadores, Game Designers, Músicos e demais perfis necessários para a criação de jogos.

Destaca-se que a Global Game Jam aconteceu em mais de cem países simultaneamente, envolvendo mais de 30.000 desenvolvedores e a nossa sede novamente se destacou entre as 800 sedes. A #ggjcwb foi a maior sede das Américas, a nona sede em participantes no mundo e a terceira sede mais produtiva!

Tivemos no final 400 desenvolvedores que estiveram presencialmente e fizeram checkin no evento. Destes, cerca de 250 se associaram aos jogos produzidos em nossa sede. Além disso, durante a Play Party (jogatina) de Domingo, tivemos a visita de mais cerca de 200 visitantes externos.

Os jogos estão disponíveis no site da Global Game Jam para todo o mundo em:

https://globalgamejam.org/group/2/games

Também temos uma planilha para facilitar a visualização dos jogos e a valorização de seus autores em:

https://bit.ly/games-ggjcwb24

Links diversos sobre o evento

Jogos mais votados

É uma tradição do evento durante sua jogatina de Domingo (Play Party) a votação entre os pares.

Cada jammer inscrito no evento vota nos jogos que mais gostou. Tivemos 154 votos únicos válidos e o resultado, com os jogos com pelo menos 10 votos segue abaixo!

PARABÉNS a TODAS as equipes valorizadas por seus pares! E também prestigie os demais jogos produzidos durante a jam!

Time Votos Válidos Jogo Link 1 Link 2 Link 3
008-capturados 34 Overmemed https://globalgamejam.org/games/2024/overmemed-8 https://youtu.be/7G62qnlYp0Y
013-jokes-please 28 Jokes Please https://globalgamejam.org/games/2024/jokes-please-5 https://konillon.itch.io/jokes-please-ggj https://www.youtube.com/watch?v=QJCVkco21Es
027-asteroid-jammers 27 Asteroid Jammers https://globalgamejam.org/games/2024/asteroid-jammers-4 https://lukbebalduke.itch.io/asteroid-jammers
035-veggie vendeta 24 Veggie Vendetta https://globalgamejam.org/games/2024/veggie-vendetta-1 https://www.youtube.com/watch?v=43oPRBzzR5k
050-Uatisap 18 Uatisap https://globalgamejam.org/games/2024/uatisap-6
039-dream forge 16 Taunt Triumph https://globalgamejam.org/games/2024/project-taunt-1 https://misswarrior.itch.io/taunt-triumph https://youtu.be/zVYGpCXfeQ4?si=MkBV38Y3S3nZZnnG
015-rabeta furacao 16 Rabeta Furacao https://globalgamejam.org/games/2024/careta-furacao-4 https://purrplaygamestudio.itch.io/rabetafuracao https://www.youtube.com/watch?v=CfdoxscsFLY
076-sensorial 14 Sensorial https://globalgamejam.org/games/2024/sensorial-7
020-alpacone 14 Palhaçaria https://globalgamejam.org/games/2024/palhacaria-2 https://alpaconegames.itch.io/palhacaria https://youtu.be/d9EFH_3zJ-E
045-freak metal show 14 Freak Metal Show https://globalgamejam.org/games/2024/untitled-2
056-goofy-glory 12 Goofy Glory https://globalgamejam.org/games/2024/goofy-glory-2 https://github.com/ViniTeider/goofy-glory
030-multkats 11 Mult’Kats https://globalgamejam.org/games/2024/muiltitask-4 https://youtu.be/Pq_mxaL2vr4
052-Forja-Games 10 Don’t make me Laugh – “Não me faça rir” https://globalgamejam.org/games/2024/dont-make-me-laugh-nao-me-faca-rir-0

Agradecimentos

Todo ano o evento é feito de forma colaborativa e voluntária e destacamos SEMPRE que nosso diferencial é que nossos participantes RETORNAM ao evento muitas vezes e faze,m parte da organização do evento. Em 2024 destacamos as equipes que estão comemorando 10 anos de participação, muito bom poder contar com vocês!

Também agradecemos a TODOS os integrantes de nosso time de Staff e Mentores, que ficaram o tempo todo imersos no evento fazendo com que as coisas acontecessem de verdade! Destaco também a participação dos professores dos Cursos de Jogos da PUCPR e de toda a equipe dos diversos times da Universidade que se dedicaram e se precaveram nos detalhes, principalmente Marketing e Encantamento, Assessoria de Tecnologia e equipe do Centro de Realidade Estendida (CRE).

O time do encantamento e do marketing constrói sempre nosso evento com muito carinho e nos apoia incondicionalmente desde a edição de 2013! A AT novamente garantiu que nossa estrutura de rede funcionasse sem interrupções. E fomos recebidos com muito carinho e atenção pelos profissionais do CRE, que atenderam a jam durante as 48 horas!

Por fim, um obrigado especial a todos os nossos estandistas e apoiadores que fizeram com que pudessemos dar brindes e recursos a nossos participantes. Agradeço principalmente o papel da Graduação 4d com as bem-vindas Pizzas de Sábado a noite.

 

Próximos passos

Este ano queremos expor mais os jogos produzidos durante a jam! O primeiro momento será durante a Acolhida Institucional da PUCPR do dia 12/3/24. Teremos nesse espaço um local dedicado à exposição dos jogos da jam! Os participantes serão avisados via Discord do evento e pelo Eventum.

E a jam do ano que vem já está confirmadíssima!! Será nos dias 24, 25 e 26 de Janeiro de 2025!

Esperamos poder contar com todos vocês novamente! 

Você quer ajudar a construir o evento do próximo ano?

Esse evento chega a sua décima quinta edição e esperamos que você tenha ficado satisfeito e queira voltar! Mas sempre estamos abertos a sugestões para as próximas edições e para sua opinião sobre a edição atual.

Os participantes vão receber via Discord e também no eventum um link para um formulário de satisfação para que você dê sua opinião e nos ajude a construir o evento do próximo ano e também indique o que gostou e o que poderia melhorar!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *