Área contribui estrategicamente para o atingimento de metas, preservando os resultados do negócio e buscando a sua expansão.
A Controladoria é uma área que tem como missão cuidar das informações contábeis e financeiras, otimizando processos, praticando o compliance e buscando eficiência na área operacional com o objetivo de criar valor para o negócio.
De tal modo, contribui estrategicamente para fazer com que o planejamento da empresa seja cumprido, e os projetos novos analisados para melhor decisão de investir os recursos, se fazendo ser os olhos e os ouvidos dos acionistas dentro da organização, para que os objetivos instituídos sejam alcançados.
Cada vez mais observa-se a necessidade da área de Controladoria nas médias e grandes empresas, tanto em momentos bons como em ruins.
Em cenários turbulentos da economia, a Controladoria é necessária para identificar oportunidades de redução de custos e despesas tomando decisões racionais para preservar o resultado do negócio.
Já em cenários de crescimento, a Controladoria é exigida para ganhar competitividade e crescer de forma sustentável, monitorando o crescimento e zelando pela boa governança.
Controladoria e Corrupção: o que isso tem a ver?
Outro momento interessante de observar a necessidade da Controladoria é logo após a mídia demonstrar casos de corrupção envolvendo a administração de empresas privadas e públicas, os empresários e acionistas percebem que precisam de um profissional que cuide dos seus interesses.
Esse profissional é o Controller, responsável pela área da Controladoria que tem como foco, cuidar da estratégia da empresa, entendendo os riscos do negócio, implantando controles adequados e contribuindo para reduzir fraudes internas, utilizando-se de auditorias internas e externas, que reforçam o adequado Compliance dentro da organização.
Faz parte das suas atribuições, fornecer informações para todas as áreas para dar subsídio na tomada das melhores decisões empresariais, com o acompanhamento da performance por meio de indicadores, orçamentos operacionais e de investimentos, fornecendo feedback aos gestores, utilizando-se de ferramentas tecnológicas e sistemas integrados de gestão.
Quais competências são necessárias para ser um Controller?
O dinamismo das atividades de controladoria, exigem dos profissionais profundos conhecimentos de Contabilidade, Finanças e Economia. Além das competências comportamentais, como: visão holística, habilidades de comunicação e mediação, liderança e capacidade analítica apurada.
E para as pequenas empresas? O mais comum é ter um único profissional na área contábil ou financeira que abrange as boas práticas de uma controladoria. Portanto é recomendável que se aprenda e pratique os conhecimentos da área para uma melhor gestão nesses negócios.
Qual a remuneração nesta profissão?
A remuneração para os Controllers é muito interessante, afinal tem muitas responsabilidades, mas irá depender do tamanho da empresa e das suas atribuições exigidas. O salário em médias empresas é de R$ 10 mil por mês e para as grandes pode chegar a R$ 30 mil.
Pós PUCPR
A PUCPR oferece o curso de Controladoria e Governança que tem como objetivo contribuir para o crescimento profissional do estudante, ampliando seus conhecimentos sobre as práticas de governança e da área de Controladoria e do profissional Controller. A Especialização atende a todos os profissionais de diferentes áreas de atuação, ampliando sua capacidade analítica, visão sistêmica e prepara para atuar em ambientes complexos nas organizações.
Venha fazer parte dessa turma!
Créditos: Prof. Marcelo Cichacz