Escola de Negócios | PUCPR

Escola de Negócios

Quem estuda Economia trabalha em quê?

A Economia é responsável por conectar oportunidades de negócio em um grande quebra-cabeça global. Dos países às pessoas, é uma área que trata do gerenciamento de recursos financeiros que impactam o cotidiano de todos, seja no preço de determinado item ou nas vagas disponíveis no mercado de trabalho.

Diante da importância de interpretar esses cenários para o sucesso dos negócios, o coordenador do curso de Ciências Econômicas da PUCPR, Jackson Bittencourt, fala sobre o cenário para quem deseja construir uma carreira na área.

“Veja as Big Techs como Uber, Airbnb, Google, Amazon, todas essas grandes companhias possuem departamento só com economistas, que ajudam a desenhar mercado. E uma área nova no Brasil é a economia comportamental, que tem como foco compreender de forma mais profunda como tomar melhores decisões, além de trazer agilidade aos negócios, acompanhando os movimentos dos agentes econômicos”, explica o coordenador.

Atuações possíveis na Economia

Diante do desenvolvimento tecnológico, das mudanças geopolíticas, e de novas demandas em sustentabilidade e inovação, algumas das possibilidades de atuação para os profissionais da área econômica são:

1. Análise Financeira e Inteligência de Mercado: identificar tendências, oportunidades e riscos, para mapear o cenário competitivo e o potencial de mercado. Para isso, será necessário entender como usar essas ferramentas para análise de dados, automação de processos e melhoria da produtividade​​.