Ações promovidas nos programas internacionais da Escola de Negócios levam estudantes a vivenciar e propor soluções aos desafios encontrados na prática empresarial.
Muito se fala sobre unir teoria e prática nas Universidades e para que os estudantes tenham atividades no “mundo real” além da sala de aula. Com este propósito, a Escola de Negócios promove diversas atividades unindo estes aspectos para uma formação de excelência.
Segundo a professora e coordenadora dos programas internacionais da Escola de Negócios, Juliana Costa “É sempre interessante para os estudantes de Administração e cursos ligados à gestão visitarem in loco as indústrias, empresas, enfim, os locais onde a “mágica acontece”. Sair da sala de aula para viver a realidade faz parte do crescimento profissional dos estudantes”.
Seguindo esta ideia, recentemente, os nossos estudantes fizeram algumas atividades onde puderam visualizar os processos, problemas e até mesmo propor soluções dentro da prática empresarial.
Confira os detalhes:
Visita à Faurecia
Os estudantes de terceiro e quinto período do Programa de Administração Internacional e do International Business Program (IBP) visitaram, no dia 11/04 a Faurecia. A empresa fica Quatro Barras – PR e os estudantes foram acompanhados pelo professor da Escola de Negócios, Pablo Carpejani.
A Faurecia é uma empresa multinacional que projeta e fabrica assentos, sistemas de exaustão, sistemas de interiores aspectos decorativos de um veículo. Estes itens incluem painéis de instrumentos, consoles de centro, painéis de porta, módulos acústicos, alumínio e madeira.
Após a visita, os estudantes fizeram um relatório técnico que foi entregue para a disciplina de Vivências Práticas. Neste relatório os estudantes relacionaram o que viram na empresa com os temas vistos em sala de aula.
Visita à Hotmilk
Também no dia 11 de abril, os calouros do Programa de Administração internacional visitaram a Hotmilk. Este é o “ecossistema de inovação” da PUCPR que tem o propósito de fortalecer, desenvolver e promover a inovação, empreendedorismo e tecnologia para empresas, startups e sociedade.
O objetivo desta visita foi a integração dos novos estudantes aos espaços da Universidade a fim de conhecerem o Ecossistema de Inovação da PUCPR. Além disso, eles conheceram o prédio, os espaços internos e como tudo funciona lá dentro, tendo contato com o mundo das startups in loco.
Os estudantes receberam explicações sobre temas como inovação aberta, sobre como funcionam as parcerias de um Hub de inovação e como é a cultura organizacional do espaço.
As empresas que estão na Hotmilk oferecem vagas de estágio e, a aproximação dos estudantes desde o primeiro período, já desperta o interesse de ambas as partes para irem em busca de conexões profissionais.
Após a visita, os estudantes redigiram um relatório técnico, conectando o que viram durante as aulas com a prática visualizada na Hotmilk e assim fixarem conteúdos.
Em apoio a organização a coordenadora do Programa, profª Juliana Costa disse que acredita “que os estudantes devam conhecer os espaços que a Universidade oferece para que possam usufruir de tudo o que o Campus oferece e de todas as oportunidades que há”.
Business Tournament: vivência prática na empresa Exati
Outra atividade de aproximação entre sala de aula e prática empresarial é o Business Tournament. Este é um programa da Escola de Negócios da PUCPR que tem como proposta a vivência prática dos estudantes em situações reais, a fim de promover uma formação de alto nível e voltada à resolução de problemas.
A edição mais recente aconteceu entre 28 de março e 18 de abril, quando foram apresentados os resultados para a empresa. Cada edição do programa tem uma proposta diferente e nesta os estudantes tiveram o desafio de resolver problemas reais de uma empresa tecnológica chamada Exati.
Trata-se de uma plataforma que gerencia a zeladoria municipal de Curitiba-PR e os estudantes se depararam com dois desafios principais: a internacionalização do portfólio existente de serviços e a ampliação deste portfolio. Esses temas foram tratados em equipes mistas de estudantes de 1º, 3º e 5º períodos, com consultorias que aconteciam duas vezes por semana.
Nesta edição o diferencial foi o porte grande da empresa e a tecnologia embutida, ambas características com proporções bastante significativas.
E o resultado foi positivo! Segundo os membros da empresa, a consultoria dos estudantes gerou vários insights para a solução dos problemas enfrentados pela empresa e o “olhar de fora” promoveu uma série de novas possibilidades.
Segundo a profª Juliana Costa, coordenadora do curso, parcerias como esta fomentam o crescimento das empresas e, por outro lado, apresentam a complexidade do mundo real aos estudantes, bem como o desenvolvimento de autonomia profissional, visto que as propostas são criadas e apresentadas por eles mesmos.
Alinhamento com ODS
As atividades aqui mencionadas vão de encontro do objetivo 9 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que fala sobre construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação, uma vez que aproxima os jovens universitários da indústria com uma visão de pesquisa e inovação.
Saiba mais sobre este objetivo:
Saiba mais sobre os cursos IBP e Administração Internacional e vem com a gente!
Conheça também outras edições do Business Tournament: