Escola de Direito | PUCPR

Cursos de curta duração

O que preciso fazer para ter uma boa oratória?

Quem nunca sentiu aquele frio na barriga momentos antes de falar em público? Esse receio pode surgir em diversos momentos da vida, desde uma apresentação escolar até aquela fala importante durante a reunião de trabalho. São nesses momentos que podemos reconhecer o quanto a oratória faz diferença em nossas vidas. Afinal, a comunicação é uma das habilidades mais valiosas do ser humano, sendo essencial tanto para a vida profissional quanto as relações interpessoais.

Para quem não tem familiaridade com o conceito de oratória, aqui vai uma breve definição: é a arte de estruturar argumentos e comunicá-los de forma eficaz para um público. É uma atividade que exige eloquência e desenvoltura. No entanto, ao contrário do que muitos possam imaginar, o ato de articular ideias de forma clara e atrativa não é um dom, e sim uma habilidade que pode ser desenvolvida com muito treino e dedicação.

De acordo com o Mestre em Direito e professor de oratória, Valter Otaviano da Costa Ferreira Junior, o resultado dessa prática é a construção de reputação profissional. Por isso, é uma competência que pode ajudar a alavancar a sua carreira.

Os pilares de uma boa oratória

Quer aprimorar a sua oratória e transformar suas habilidades de comunicação em oportunidades de crescimento no mercado de trabalho? Então, leia a seguir as bases fundamentais de um bom orador.

Linguagem corporal

Um gesto vale mais do que mil palavras, não é mesmo? Mas para que isso dê certo, é necessário manter uma postura correta, cuidar com a voz, fazer gestos naturais e manter o contato visual com o público. Essas são atitudes essenciais para garantir que a mensagem seja transmitida com credibilidade e confiança.

Domine o assunto

Além dos aspectos físicos que vêm à mente quando pensamos na figura de um orador, há muito trabalho a ser desenvolvido em outros campos. Desse modo, podemos dizer que o domínio do tema em discussão é um deles.

É preciso ter um conhecimento profundo das ideias que você deseja expor. Em outras palavras, evite cair em alguns vícios como longas pausas seguidas de “hãa…” ou “ééé…”. Certifique-se de fazer uma boa pesquisa, consultar fontes confiáveis e aumentar o seu repertório.

Organize as ideias

Uma boa estruturação dos argumentos é a base da oratória. Por isso, faça um roteiro, pense em palavras-chave e considere uma configuração sólida de estrutura:

• Início (uma introdução atrativa);
  • Meio (fortalecimento das ideias);
  • Fim (estabelecer uma conclusão forte).

Assim, você conseguirá conquistar o público por meio do seu discurso.

Empatia

Refletir sobre o contexto do outro é indispensável para prender a atenção daqueles a quem você se destina.

Corroborando essa ideia, Chaïm Perelman e Lucie Olbrechts-Tyteca, autores do livro “Tratado da Argumentação: a Nova Retórica”, afirmam em sua obra que o bom orador é aquele que se preocupa genuinamente com o espírito de seu auditório. Já o “homem apaixonado” só dá importância aos próprios sentimentos. “(…) o homem apaixonado, enquanto argumenta, o faz sem levar suficientemente em conta o auditório a que se dirige: empolgado por seu entusiasmo, imagina o auditório sensível aos mesmos argumentos que os persuadiram a ele próprio”.

Autoconhecimento

O caminho para ativar a sua melhor versão na oratória é repleto de obstáculos. Para superá-los, é necessário identificar suas próprias qualidades e limitações. Dessa forma, você poderá definir a melhor maneira de se dedicar, lidar com os desafios diários e trabalhar na sua autoconfiança.

Oratória Forense: uma valiosa ferramenta para os profissionais de Direito

Conseguir falar e se expressar em público é tão essencial para os profissionais de Direito que tem até um termo próprio nessa área: oratória forense.

O Mestre em Direito Valter Otaviano da Costa Ferreira Junior dá algumas dicas para aqueles que buscam dominar as técnicas de oratória, no que tange as particularidades do meio jurídico.

• Argumentação: utilize técnicas variadas como analogias, citações e exemplos para enriquecer os argumentos.
  • Conhecimento: não se contente em meramente decorar as informações da sua peça. Pesquise com profundidade para conhecer o histórico e as decisões judiciais sobre o tema.
  • Treine, treine, treine: para Otaviano, a chave para desenvolver a oratória é a prática contínua e com propósito. “Você tem que praticar, você tem que entrar em ação. Eu sempre digo que é preciso treinar para se transformar”, diz.

Curso de curta duração sobre oratória

Temos uma grande oportunidade para os que desejam adquirir as ferramentas necessárias para reforçar a persuasão nos argumentos e inspirar as pessoas. A Escola de Direito da PUCPR está com as inscrições abertas para o curso de curta duraçãoPrimeiros passos para uma oratória segura, confiante e estruturada”.

A data de início está marcada para 7 de agosto de 2023 e será na modalidade presencial, com 9 horas de carga horária. Clique aqui para conferir mais informações e inscreva-se!

O curso de oratória faz parte da Escola de Inverno, uma seleção de cursos de curta duração ofertada pela Escola de Direito da PUCPR nos períodos de férias acadêmicas. Quer saber mais e ter acesso a diversas opções de cursos de extensão? Clique aqui.