Escola de Direito | PUCPR

Acontece na Escola de Direito

Imersão inesquecível: Realidade Virtual no curso de Direito Penal

No dia 26/06/24, a Escola de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Paraná realizou a primeira aula imersiva no curso de Direito Penal e Processual Penal (lato sensu). Este projeto inovador marcou um avanço significativo no ensino ao envolver a recriação detalhada de um caso real, permitindo assim, que os estudantes utilizassem óculos de realidade virtual para atuar como peritos criminais na coleta de evidências para a defesa do réu na disciplina de Provas Inadmissíveis.

Estudantes da pós-graduação em sala de aula recebendo as instruções sobre a aula prática.

A tecnologia foi a grande protagonista desta experiência pois, os estudantes foram transportados para uma cena de crime real. Como resultado, puderam realizar uma análise minuciosa dos ferimentos e outros elementos da cena, algo que seria impossível em um método pedagógico tradicional devido ao risco de contaminação da cena do crime, como também manter a segurança dos estudantes.

Com base na reprodução de uma história real, os estudantes puderam analisar um crime verídico ainda sem resolução, discutindo suas observações e possíveis soluções para o caso. Essa abordagem não apenas enriquece o aprendizado, mas também prepara os futuros profissionais para desafios reais no campo jurídico.

O projeto “Crime Scene” é apenas o começo! Este é o primeiro de uma série de projetos que visam expandir significativamente as experiências temáticas adaptadas a cada curso. Além disso, através da tecnologia, nossos estudantes também desenvolvem habilidades críticas ao enfrentarem cenários complexos e realistas de maneira segura e prática.

Como a Realidade Virtual transforma a Educação Jurídica?

A realidade virtual (RV) está transformando o panorama educacional ao oferecer experiências imersivas que tornam o aprendizado mais dinâmico e eficaz. Na PUCPR, a utilização da RV no ensino do Direito Penal permite que os alunos vivenciem cenários realistas de maneira segura e controlada. Além disso, através da RV, os estudantes podem explorar cenas de crime recriadas detalhadamente, analisando evidências e compreendendo os procedimentos de perícia criminal em um ambiente livre de riscos.

Essa tecnologia possibilita uma imersão total no conteúdo, facilitando a compreensão de conceitos complexos e o desenvolvimento de habilidades práticas. Adicionalmente, a RV promove um aprendizado mais engajador, estimulando a participação ativa dos estudantes e melhorando significativamente a retenção de conhecimento.

Estudante da pós graduação utilizando o óculos de realidade virtual.

Estudantes utilizando o óculos de realidade virtual em sala de aula.

Depoimento de estudante

Estudante que participou da aula imersiva compartilhou sua experiência:

“Olha, a experiência com esta aula foi inesquecível. Normalmente, nós temos no curso de Direito aulas teóricas com práticas em sala de aula, e esta foi uma sala de aula, vamos dizer assim, virtual, com uma tecnologia nova. Isso nos traz uma inovação tanto para a área do Direito quanto para a área de perícia, auxiliando inclusive na tomada de decisões, como advogados, promotores, juízes e todos que participam dentro de um processo, principalmente em um processo criminal que busca a verdade.”

Estudante Marcelo Augusto Loenert

A PUCPR está na vanguarda da educação, utilizando tecnologia de ponta para oferecer uma formação diferenciada e de alta qualidade aos seus alunos. Além disso, a integração da realidade virtual no ensino do Direito Penal é apenas um exemplo de como estamos inovando para preparar os profissionais do futuro.

Agradecimento especial aos envolvidos no projeto:

— Adriana Goulart, Coordenadora Administrativa de Educação Continuada, Escola de Direito PUCPR (Idealizadora do projeto)
— Anderson Cardoso, Estagiário do Centro XR da PUCPR
— Cinthia Bittencourt Spricigo, Coordenadora Pedagógica do Centro XR PUCPR
— Felipe Cortizo Elias e Silva, Líder do projeto e Analista de Sistemas PUCPR
— Juliana Saito, Coordenação e Regulação de Projetos Pedagógicos DEC PUCPR
— Patrícia Piasecki, Coordenadora do Curso de Direito Criminal e Perícias Criminais PUCPR
— Stephanie Alves de Bertolo Cezar, Estagiária do Centro XR PUCPR
— Renato Ferreira Godinho, Estagiário do Centro XR PUCPR

Fique por dentro das Inovações na Educação Jurídica!

Quer saber mais sobre nossas inovações e cursos? Acompanhe nossas postagens em nosso Linkedin e fique por dentro das novidades da Escola de Direito.

Aproveite e leia também: 5 formas de ter um currículo internacional em Direito.