Escola de Direito | PUCPR

Atividades Extensionistas - Comunidade

Atividades Extensionistas da Escola de Direito PUCPR – Resultados das Intervenções Sociais

As atividades extensionistas da Escola de Direito da PUCPR são ações realizadas pelos estudantes a partir da prévia identificação de demandas sociais, dentro de disciplinas selecionadas que preparam e orientam a correspondente intervenção junto à comunidade, ao trabalharem seus temas.

Essas atividades marcam a presença da Escola enquanto agente de mudança pronto a auxiliar na resolução de demandas sociais. Além disso, contemplam a missão institucional tanto na constante sensibilização dos Estudantes quanto às questões comunitárias.

Assim, tais ações também fazem parte do portfólio de formação que consagrou o fato dessa Instituição fornecer aos Estudantes, além do diploma formal, outro que nos é próprio: o diploma de gente boa”.

Em seguida, confira os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes da Escola de Direito nas disciplinas das atividades extensionistas.

Intervenções Sociais – Exemplos dos materiais produzidos

Disciplina: História e Socioantropologia do Direito – IMIGRANTES

1 – “Bem-vindo ao Brasil!”

2 – Cartilha para Refugiados no Brasil

3 – Os caminhos para os imigrantes e refugiados

Disciplina: História e Socioantropologia do Direito – RACISMO ESTRUTURAL

1 – Racismo estrutural no Brasil: como combater?

2 – Racismo Estrutural: conceito e como combater

3 – Racismo Estrutural: Resistência

Disciplina: Mediação e outros meios pacíficos de Resolução de Conflitos – BOAS PRÁTICAS PARA A RESOLUÇÃO PACÍFICA DE CONFLITOS

1 – Mediação de Conflitos nos casos envolvendo seguradoras

2 – Mediação Escolar: benefícios da mediação em casos de Bullying nas escolas

3 – Boas práticas para resolução pacífica de conflitos

4 – Mediação entre irmãos: cartilha direcionada ao pais e tutores

Disciplina: Princípios e Características do Direito Penal – REGRAS DE VISITAÇÃO DOS FAMILIARES AS PENITENCIÁRIAS

1 – Guia sobre o sistema carcerário;

2 – Visitas às unidades penais

3 – Sistema Prisional

4 – Meu Familiar foi preso, o que posso fazer?

Aproveite também para acompanhar outras ações da Escola de Direito pelo nosso Blog!