Escola de Direito | PUCPR

Cursos de curta duração

LGPD e ESG: Como se relacionam?

Em algum momento você já deve ter ouvido falar em ESG ou LGPD, esses dois termos ganharam força no mundo corporativo nos últimos anos. Mas você sabe o que eles têm em comum e como eles podem estar relacionados?

Environmental, Social and Governance (ESG), que traduzido significa “Ambiental, Social e Governança”, busca por  uma governança corporativa mais consciente e preocupada com questões sociais e ambientais.

Já a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) é uma lei que obriga as empresas a adotarem medidas de segurança capazes de proteger qualquer dado pessoal e também medidas para caso ocorra perda ou roubo desses dados.

LGPD  na prática da governança do ESG

Um dos pilares da LGPD é tomar conta de um sistema de governança corporativa que transmita confiança no tratamento que uma empresa dá aos dados.

Assim, é  necessário que as empresas atuem dentro de um conjunto de práticas de governança que vão de direto encontro às práticas alinhadas ao ESG.

Incorporar práticas ESG aplicando a LGPD em uma empresa é um passo estratégico para atrair bons investimentos, principalmente se o foco é a sustentabilidade.

Isso porque os fundos de investimento são pautados nos conceitos de governança, sustentabilidade com responsabilidade social e na Lei Geral de Proteção de Dados.

Impacto da LGPD na confiança do cliente

Leis, como a LGPD, que garantem uma maior privacidade de dados pessoais e uma maior transparência no tratamento desses dados são a chave para ganhar a confiança dos clientes.

Uma pesquisa realizada pela Cisco, aponta que os consumidores estão cada vez mais preocupados com a forma como as empresas tratam seus dados.

Ao todo, 76% dos entrevistados disseram que não comprariam de uma empresa em quem não confiam seus dados. Além disso, 81% dos entrevistados concordaram que a forma como uma organização trata dados pessoais é indicativa de como ela vê e respeita seus clientes.

Dessa forma, entender como a LGPD funciona é importante para qualquer empresa ou profissional que queira atuar seguindo os princípios do ESG.

Escola de Verão Direito PUCPR

Pelo 3º ano consecutivo, a Escola de Direito da PUCPR oferece seus cursos de curta duração. Em 2023 serão mais de 40 cursos ministrados entre janeiro e março.

Temas como ESG e LGPD são apenas alguns dos abordadas na Escola de Verão em Direito da PUCPR, ao todo, são mais de 10 áreas temáticas.