Engenharia Civil | PUCPR

RODRIGO MORAES DA SILVEIRA

Possui graduação em engenharia civil pela Universidade Federal […]

Possui graduação em engenharia civil pela Universidade Federal de Santa Maria (2001), mestrado e doutorado em engenharia civil/geotecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003 e 2008). Em 2007, desenvolveu parte de sua tese de doutorado na modalidade doutorado sanduíche do CNPq, na Colorado State University (EUA). Em 2008-2010 foi bolsista doutor do Programa Nacional de Pós-doutorado (PNPD) da CAPES quando desenvolveu pesquisa relacionada a geotecnia ambiental. Em 2022 concluiu um projeto se Pós-Doutorado sobre instrumentação de encostas no Programa de Pós-Graduação em Geologia na Universidade Federaldo Paraná.Tem experiência na área de engenharia civil, com ênfase em geotecnia e geotecnia ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: desastres ambientais, ensaios geotécnicos de campo e de laboratório, estabilidade de taludes, barragens de terra (PAEs e PSBs), instrumentação convencional e com a tecnologia de fibra óptica distribuída e gestão de resíduos. Atualmente atua como professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento de Tecnologia (Lactec).Também atua como professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e na Universidade Federal do Paraná (UFPR), no curso de engenharia civil.