Blog da Engenharia Elétrica - PUCPR | PUCPR

Engenharia Elétrica

O que faz um Engenheiro Eletricista? 

O que faz o Engenheiro Eletricista?
O que faz o Engenheiro Eletricista?

A Engenharia Elétrica é um campo da engenharia que se concentra no projeto, desenvolvimento e aplicação de sistemas elétricos, eletrônicos e eletromagnetismo. Os Engenheiros Eletricistas trabalham em uma ampla gama de projetos, desde a concepção de dispositivos eletrônicos e microchips até a construção de sistemas de energia e redes de telecomunicações. 

Aqui estão algumas das principais tarefas que um profissional da Engenharia Elétrica pode executar: 

Os engenheiros eletricistas projetam os sistemas elétricos para uma ampla gama de aplicações, como geração e distribuição de energia, telecomunicações, sistemas de controle e instrumentação. 

Projetam e desenvolvem dispositivos eletrônicos, como microchips, sensores e circuitos. Eles também testam e avaliam esses dispositivos para garantir que funcionem conforme o esperado. 

Resolução de problemas de manutenção, solucionando problemas e reparando sistemas elétricos que não estão funcionando corretamente. Eles também realizam manutenção de rotina para garantir que os sistemas estejam funcionando sem problemas. 

Os engenheiros eletricistas estão envolvidos em atividades de pesquisa e desenvolvimento para desenvolver novas tecnologias, como fontes de energia renováveis, e melhorar as tecnologias existentes. 

Gerenciamento de projetos: os engenheiros eletricistas geralmente lideram e gerenciam projetos, incluindo o desenvolvimento de cronogramas de projetos, coordenação com outros membros da equipe e supervisão de orçamentos de projetos. 

No geral, os engenheiros eletricistas desempenham um papel crítico no desenvolvimento e implementação de muitos tipos diferentes de tecnologia que afetam nossas vidas diárias. Trabalham em estreita colaboração com outros profissionais, como engenheiros mecânicos, engenheiros de computação e desenvolvedores de software, para desenvolver e integrar sistemas complexos. 


Tecnologias do futuro próximo com as quais o profissional Engenheiro Eletricista irá trabalhar

Profissões do Futuro para o Engenheiro Eletricista
Profissões do Futuro para o Engenheiro Eletricista

Existem algumas áreas que provavelmente verão avanços e oportunidades significativas para o profissional de Engenharia Elétrica em um futuro próximo. Aqui estão alguns exemplos: 

Energia Renovável: Com a crescente demanda por energia limpa e sustentável, os engenheiros eletricistas provavelmente estarão envolvidos no desenvolvimento de tecnologias de energia renovável novas e mais eficientes, como energia solar e eólica, e quem sabe a energia por fusão nuclear. 

Transporte elétrico: A mudança para veículos elétricos e sistemas de transporte exigirá que engenheiros eletricistas desenvolvam e implementem novos sistemas de energia, tecnologias de carregamento e soluções de armazenamento de bateria.  

Internet das Coisas (IoT): Com o aumento do número de dispositivos conectados e o desenvolvimento de cidades inteligentes, os profissionais de engenharia elétrica provavelmente estarão envolvidos no projeto e implementação de sistemas e tecnologias IoT. 

Inteligência artificial e aprendizado de máquina: à medida que a IA e o aprendizado de máquina se tornam mais prevalentes em vários setores, os engenheiros eletricistas provavelmente estarão envolvidos no desenvolvimento de soluções de hardware e software que possam oferecer suporte a essas tecnologias. 

Engenharia Biomédica: Com a crescente demanda por tecnologia de saúde e dispositivos médicos, os engenheiros eletricistas (biomédicos) provavelmente estarão envolvidos no desenvolvimento e melhoria de sistemas de imagens médicas, dispositivos de saúde vestíveis e outras tecnologias médicas. 

No geral, o campo da engenharia elétrica é amplo e está em constante evolução, por isso é importante que os profissionais dessa área estejam atualizados com as últimas tendências e avanços da tecnologia. 

A exemplo disso, as Redes Elétricas Inteligentes, Smart Grids, prometem revolucionar o setor energético, sendo uma plataforma multisserviços que deve unir automação de redes elétricas, 5G, veículos elétricos, geração de energia distribuída, armazenamento de energia, medição de energia com IoT e o consumidor podendo negociar energia elétrica com as empresas do setor, optando pelo melhor plano de consumo e até mesmo gerando a gerando energia no sistema elétrico (prosumidor de energia). O objetivo das redes elétricas inteligentes é otimizar os custos de ativos do sistema elétrico ao mesmo tempo aumentando a confiabilidade do sistema, trazendo uma dinâmica de consumo e geração com participação ativa do consumidor de energia elétrica. Conheça um pouco mais das redes elétricas inteligentes nesse outro post.

Redes Elétricas Inteligentes - Smart Grids
Redes Elétricas Inteligentes – Smart Grids

Alguns projetos desenvolvidos por estudantes da Engenharia Elétrica da PUCPR estão alinhados com os temas acima, como é o caso do Desenvolvimento do Carregador Para Veículos Elétricos 100% nacional e do Sistema para Monitoramento e Automação para Irrigação em Cultivo Protegido utilizando IoT

Quer conhecer um pouco mais do que o curso de Engenharia Elétrica pode oferecer? Confira nossa o vídeo da nossa Oficina sobre Engenharia Elétrica na PUCPR. 


Autor: Prof. Janio Denis Gabriel – Engenharia Elétrica PUCPR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *