Engenharia de Software | PUCPR

Atividade Integrada da Computação – Empreendedorismo e Internacionalização

Sábado dia 01/04/2023 correu uma atividade integrada dos cursos da computação.

Os estudantes desenvolveram propostas de projetos de TI inovadores seguindo modelos de empreendedorismo.

Trabalhando em equipe os estudantes foram os protagonistas da atividade proposta. Eles tiveram que criar e compartilhar ideias para construir um modelo de negócios consistente utilizando o Canvas (Business Model Canvas).

Durante a atividade, os grupos tiveram que discutir e definir o público-alvo, o valor que o negócio ofereceria, os canais de comunicação com os clientes, as parcerias necessárias, os recursos fundamentais, entre outros aspectos.

Ao final da atividade, os grupos apresentaram seus modelos de negócios e receberam feedback dos colegas e dos professores. A atividade foi muito proveitosa, pois puderam entender melhor como funciona a construção de um modelo de negócios e a importância de trabalhar em equipe para colocar em prática a criatividade e a inovação.

Além disso, também tiveram a oportunidade de conhecer o programa de intercâmbio da universidade, bem como suas parcerias internacionais e atividades de internacionalização.

Na palestra sobre internacionalização o professor Henry falou sobre as oportunidades de intercâmbio. O estudante Martin falou de suas experiências no intercâmbio que fez nos Estados Unidos.

Sobre Empreendedorismo o professor Glauco falou sobre O SPInE (Space of Polytechnic Innovation and Entrepreneurship), núcleo de inovação e empreendedorismo da Escola Politécnica que procura fomentar e apoiar o desenvolvimento do modelo mental empreendedor dos estudantes de computação e engenharia. Para conhecer mais sobre o SPInE: https://empreendedorismo.pucpr.br/programa/spine/

A instituição oferece diversas oportunidades para estudantes e professores se conectarem com outras culturas para ampliarem suas experiências acadêmicas e profissionais.

No programa de intercâmbio, os alunos podem escolher instituições parceiras em todo o mundo, com opções de intercâmbio de curta ou longa duração. Ainda mais, a PUCPR possui acordos de cooperação com diversas universidades ao redor do mundo que possibilitam a realização de atividades conjuntas de ensino e pesquisa.

Maiores informações podem ser consultadas no site da instituição:

Aproveite e confira algumas fotos da aula: