Quantas vezes você já ouviu falar sobre a importância da prática de exercício físico para o corpo? Não faltam benefícios: atividades regulares ajudam a prevenir doenças crônicas como diabetes e pressão alta, combatem a obesidade, fortalecem os ossos e aumentam a força muscular. Além disso, melhoram a disposição e diminuem sintomas de problemas respiratórios, como asma.
Mas, mais do que isso, o exercício físico também traz efeitos muito positivos para a saúde cerebral. Desde caminhadas, corridas e pedaladas até a prática de esportes como futebol, vôlei e surfe, movimentar o corpo de forma constante é um hábito fundamental para manter o cérebro “sarado”. Confira três benefícios importantes!
Melhora a saúde mental
A prática de exercícios ajuda a reduzir os sintomas de transtornos mentais como ansiedade e depressão. Além disso, contribui para a aprendizagem, o pensamento e o bem-estar geral, de acordo com as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) para Atividade Física e Comportamento Sedentário.
Além disso, pesquisas apontam que a atividade física está relacionada a uma redução nos níveis de estresse em diferentes faixas etárias. Segundo a OMS, esse problema já se tornou uma epidemia e afeta cerca de 90% da população global. Porém, pessoas que se exercitam de forma regular se sentem menos estressadas – o que, a longo prazo, promove mais qualidade de vida.
Ajuda a prevenir e tratar doenças neurodegenerativas
Estudos revelam que um hormônio induzido pelo exercício físico contribui para o tratamento do Alzheimer, principalmente no que diz respeito ao comprometimento da memória. Segundo os pesquisadores, esse hormônio auxilia na restauração da memória e ajuda a proteger o cérebro contra a perda da capacidade de armazenamento de informações. Além disso, a prática de atividades físicas é um fator importante de prevenção contra a demência, pois estimula um estilo de vida mais saudável.
Movimentar o corpo de forma regular também melhora a função cognitiva e motora de pacientes com Parkinson, devido à neuroplasticidade, que é um efeito induzido pelo exercício. Estudos sugerem ainda que a prática de atividades pode retardar a manifestação ou até mesmo a progressão da doença.
Melhora o sono
Ser fisicamente ativo é um hábito essencial para a saúde do sono. O cansaço natural do corpo após os exercícios já ajuda a combater a insônia, mas a prática também estimula a liberação de neurotransmissores que promovem o relaxamento. Isso faz com que a pessoa durma melhor, mais rápido e sem interrupções.
De forma indireta, a atividade física também combate a insônia ao reduzir sintomas de problemas psíquicos como ansiedade, depressão e estresse. Pessoas que apresentam uma melhora na sua saúde mental tendem a ter mais qualidade de sono.
Quanto tempo de exercício físico devo fazer?
Em um ritmo moderado, a frequência ideal para a prática de atividades físicas é de pelo menos 150 minutos semanais, de acordo com o Guia de Atividade Física para a População Brasileira, do Ministério da Saúde. Esse tempo pode ser dividido, por exemplo, em sessões de 30 minutos por dia, durante cinco dias da semana.
Quem prefere exercícios de alta intensidade deve dedicar, pelo menos, 75 minutos por semana para a movimentação do corpo. Vale lembrar que você pode fazer desde corrida até natação, vôlei, futebol, musculação, dança, artes marciais ou qualquer outra atividade que gere bem-estar.
Saiba mais sobre os impactos do exercício físico para o cérebro
Entre os dias 7 e 9 de novembro, o Laboratório de Bioquímica do Exercício em Saúde (BioEx), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) da Escola de Medicina e Ciências da Vida da PUCPR, promove o III Simpósio de Bioquímica do Exercício em Saúde – SiBExS.
O evento acontece no campus da PUCPR em Curitiba e discute os efeitos do exercício físico na promoção da saúde do cérebro, tendo como tema principal a resiliência cerebral. O encontro é uma oportunidade única de revelar avanços, disseminar o conhecimento científico e acompanhar palestras e projetos enriquecedores sobre a temática. Não perca: