Profissão traz diversas possibilidades de atuação na área da saúde e tem alta demanda no Brasil e no mundo
Você sonha em seguir uma carreira na saúde, mas não sabe qual é a melhor opção? Ou já trabalha na área e quer ter uma formação para se capacitar e se desenvolver mais? O curso de Enfermagem pode ser a sua escolha ideal. Ele prepara os estudantes para lidar com situações desafiadoras no âmbito da saúde, com foco no acolhimento e cuidado direto aos pacientes e suas famílias, além de apoio na prevenção e tratamento de doenças.
A importância do trabalho dos enfermeiros se tornou ainda mais evidente durante a pandemia de Covid-19, quando eles desempenharam um papel essencial na assistência e cuidado à população. Atualmente, metade dos trabalhadores da saúde do país são da enfermagem, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entre aqueles que não têm uma graduação, o desejo de se qualificar ainda é muito presente.
Se você se interessa por essa profissão e quer se aprofundar no tema, confira 3 motivos para fazer um curso de Enfermagem!
Possibilidades de atuação e especialização em Enfermagem
O enfermeiro ou enfermeira pode atuar em diversos âmbitos e espaços, como hospitais, clínicas, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Unidades Básicas de Saúde (UBS), escolas, empresas, universidades, instituições de longa permanência, no atendimento domiciliar ou na docência, como professor no ensino superior e profissionalizante. O mercado de trabalho é muito amplo e está ainda mais valorizado após a pandemia.
Também é possível se especializar em múltiplas áreas, como Enfermagem Cardiovascular, Enfermagem em Urgência e Emergência, Enfermagem em UTIs e Enfermagem em Oncologia. A qualificação, além de promover o desenvolvimento pessoal e profissional, contribui para o ganho de salários maiores.
Alta demanda por enfermeiros
A procura por profissionais da Enfermagem hoje é intensa, diante dos desafios da saúde pública, e tende a se tornar maior devido ao envelhecimento populacional. O aumento da longevidade é uma realidade em diversos países, inclusive no Brasil: em 2070, os idosos devem representar cerca de 38% da população, passando de 33 milhões para mais de 75 milhões de pessoas, segundo o censo do IBGE.
Essa população mais envelhecida – e, portanto, mais fragilizada – exige cuidados específicos e apresenta um risco maior de hospitalização. Na prática, isso amplia a demanda por enfermeiros, que prestam o importante serviço de assistência à saúde.
Além disso, em meio ao avanço da inteligência artificial, a enfermagem é uma das profissões com menor risco de serem robotizadas, já que envolve o atendimento direto e humanizado.
Capacidade para atuar nos diferentes cenários
O enfermeiro tem uma formação sólida, que envolve qualidade técnica, responsabilidade ética e social, além de conhecimento das novas tecnologias para aprimorar cada vez mais o cuidado com os pacientes. Ele aprende a atuar em diversas áreas e cenários, como Urgência e Emergência, Pediatria, Ginecologia, Obstetrícia, Saúde Coletiva e Saúde da Família.
Na PUCPR, quem cursa enfermagem também pode ter vivências reais em dois hospitais próprios – Hospital São Marcelino Champagnat e Hospital Universitário Cajuru – e em outros espaços e unidades de saúde conveniados. Além disso, o estudante tem à disposição um Centro de Simulação Clínica, que proporciona um contato ainda maior com a prática da profissão. É o único curso de Enfermagem com essa estrutura inovadora e imersiva.
Por que fazer Enfermagem na PUCPR?
O curso passou por uma reformulação recente, com três mudanças importantes: redução no valor da mensalidade, alteração no horário de saída das aulas – para que os estudantes possam conciliar estudos e trabalho – e aumento do tempo de conclusão, de 4 para 5 anos. O objetivo é continuar oferecendo uma experiência de aprendizagem inovadora, com uma matriz curricular ainda mais atualizada e novas facilidades para os futuros profissionais.
“Esse é o único curso de Enfermagem de Curitiba que tem a prática desde o início da graduação, com padrões de certificação e qualidade e um dos melhores centros de simulação do país. Ele permite que os estudantes desenvolvam habilidades, pensamento crítico e reflexivo e comportamento humanizado. Isso vai proporcionar um atendimento seguro para os pacientes”, explica a coordenadora do curso de Enfermagem da PUCPR, Luana Tonin.
A graduação também oferece iniciação científica e possibilidade de intercâmbio durante o curso, que são diferenciais importantes. Com a PUCPR, os futuros profissionais podem viajar para países como Portugal e Espanha, com isenção de mensalidade aqui e na universidade estrangeira, e ter experiências internacionais que fazem a diferença para sua formação.
Além disso, o curso de Enfermagem da PUCPR é o melhor do Paraná entre as instituições de ensino privadas, de acordo com o Ranking Universitário Folha (RUF) 2024.
Agora que você já sabe que Enfermagem pode ser uma ótima escolha, que tal conhecer um pouco mais?