No dia 1º de novembro, o curso de Educação Física da PUCPR promoveu o “Simpósio ENAFUT: Avanços em Saúde e Desempenho no Futebol”, no campus Curitiba. O evento, em parceria com os clubes Athletico Paranaense e Coritiba, abordou a importância do conhecimento e desenvolvimento científico para a prática do esporte.
Estudantes e a comunidade externa tiveram a oportunidade de acompanhar palestras sobre temas como prevenção de lesões, ações de monitoramento da saúde e performance dos atletas e nutrição de alto rendimento. “É a terceira vez que estamos realizando esse evento, trazendo profissionais dos grandes clubes de Curitiba para compartilhar suas vivências com os acadêmicos. Com isso, aproximamos os trabalhos científicos da universidade e a prática diária nesses times”, destaca o coordenador do curso de Educação Física da PUCPR, Ericson Pereira.
O simpósio também representa o primeiro passo de um objetivo maior, como explica o professor Caluê Papcke, um dos idealizadores: “O futebol é a modalidade mais praticada no Brasil e no mundo, mas é uma área que ainda está engatinhando em termos de ciência. Queremos acelerar esse processo, fortalecer a universidade como um grande centro de futebol e a cidade de Curitiba como a capital que fala de conhecimento científico nesse esporte”.
Além da troca de experiências com profissionais capacitados, o evento promoveu a arrecadação de brinquedos para a Associação Brasileira de Amparo à Infância (ABAI), com sede em Mandirituba (PR). A iniciativa foi organizada em conjunto com o Projeto Comunitário PUCPR, no qual estudantes de graduação desenvolvem ações sociais para diferentes públicos.
Os brinquedos são destinados a 120 crianças em situação de vulnerabilidade social atendidas pela ABAI, para a festa de Natal deste ano. “Foi muito nobre a atitude do curso de Educação Física de organizar a arrecadação dos brinquedos e nos procurar para direcionar essa doação a uma instituição que realmente precisa nesse momento”, ressalta Andreia Rosa, responsável pelas parcerias com instituições sociais no Projeto Comunitário.