O período de prova está chegando e juntamente com ele vem a temida e comum ansiedade pré-vestibular. Veja uma dica de como contorná-la
Sabemos que a ansiedade é um sentimento bastante conhecidos pelos estudantes (e especialmente os vestibulandos), e até certo ponto, a ansiedade é comum e esperada. Mas, é quando ela começa a atrapalhar é que precisamos fazer algo a respeito.
Hoje vamos falar da ansiedade que acomete os estudantes especialmente nesta fase e como lidar com o momento da prova. A Psicologia aprendeu bastante sobre a ansiedade nos últimos anos e entender para que ela serve, é entender também como é possível lidar com ela quando começa a atrapalhar a nossa vida.
Então a ansiedade serve pra alguma coisa boa?
Sim. A ansiedade é que nos ensinou a sobreviver como espécie. Então, aquele mecanismo que nos ajudou a perceber as ameaças ao nosso redor agora passou a ouvir a nossa própria mente.
E é aí que mora o problema: quando nossa cabeça começa a “inventar” futuros ou realidades que não são necessariamente verdade.
O medo da prova é real? É. Ele faz sentido? Claro. Podemos controlá-lo? Com certeza.
O principal trabalho nesse momento é de tentar olhar para o que está acontecendo da maneira mais objetiva possível e tentar sinalizar para seu corpo e seu cérebro que talvez o perigo não é do tamanho que estamos percebendo.
Vamos então para uma dica bastante prática que pode ser usada para quando você perceber que está ansioso, com apenas duas etapas:
1. Preste atenção nos seus pensamentos
Quando você sentir seu coração batendo mais rápido, sua respiração ficando rápida e curta e chegar à conclusão de que está ansioso, o primeiro passo é prestar atenção nos seus pensamentos.
Às vezes os pensamentos passam muito rapidamente por nós, como imagens, como frases ou até como vozes. Preste atenção e a chance de você perceber que está pensando coisas como “você nunca vai passar no vestibular”, “essa prova vai ser muito difícil”, “você não é inteligente ou competente o suficiente” são bem grandes.
Somos bastante cruéis com nós mesmos e é nesta hora que você vai perceber que você mesmo é quem está sinalizando para o seu corpo que existe uma catástrofe vindo!
2. Escrevas seus pensamentos em um papel
Detectou o pensamento que está te deixando ansioso? Escreva ele no papel. Agora olhe para o que você escreveu e se pergunte:
- Eu estou pensando somente nas possibilidades negativas ou também estou considerando as possibilidades positivas?
- Eu estou prevendo o futuro com base no que eu sinto apenas ou no que realmente pode acontecer?
- A minha imaginação está distorcendo a realidade?
- Qual a probabilidade real do que eu pensei acontecer?
Faça este exercício quantas vezes precisar. Aos poucos irá conseguir perceber seus pensamentos distorcidos com mais facilidade e evitar que eles desencadeiem a resposta de ansiedade.
Não deixe pensamentos negativos te distanciarem do seu objetivo. As inscrições para o vestibular da PUCPR estão abertas, faça já a sua aqui. Agora é por as dicas em prática e boa prova!