Escola de Educação e Humanidades | PUCPR

Teologia e Identidade no Sul Global: Cor, Cultura e Conceitos

Missão de pesquisa internacional: Brasil e África do Sul

Do dia 27 de julho a 02 de agosto de 2024, a Faculdade de Teologia da Universidade de Stellenbosch, na África do Sul, sediou o Seminário do projeto “Teologia e Identidade no Sul Global: Cor, Cultura e Conceitos”. O evento foi apoiado pelo CNPq (Edital 14/2023) que visa promover a cooperação internacional em pesquisa científica, tecnológica e inovativa.

Nessa missão coordenada pelo Prof. Dr. Rudolf von Sinner, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Teologia (PPGT) da PUCPR, atualmente licenciado para estágio sênior de pesquisa, participaram os(as) professores(as) pesquisadores(as) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) oriundos(as) dos Programas de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas (PPGDH) e do PPGT, Elias Wolff, Jaci Souza Candiotto e Mirian Guebert, além do Prof. Ilzver Matos da Universidade Federal de Sergipe (UFS), ex-professor do PPGDH. Os participantes discutiram temas relacionados à teologia, identidade e a influência da cor e cultura no Sul Global, sob diferentes perspectivas (religiosas, culturais e sociais), com foco em conceitos inovadores e suas implicações acadêmicas e sociais. Além do seminário acadêmico com colegas sulafricanos, o grupo também visitou o Township de Kaymandi e ouviu relatos atuais e históricos sobre apartheid, escravidão, racismo e injustiça social.

O evento marca um importante momento de intercâmbio e colaboração entre instituições de ensino superior e pesquisadores de diferentes áreas e origens, contribuindo para o avanço do conhecimento e a promoção de perspectivas globais sobre teologia e identidade.

No próximo ano (2025), a Pontifícia Universidade Católica do Paraná – Brasil, será a sede e acolherá os pesquisadores da Universidade Sul-africana.

Confira outros conteúdos do blog da EEH sobre pesquisas:

Docentes e discentes do PPGF viajam para missão de pesquisa na Europa – Escola de Educação e Humanidades (pucpr.br)

Treinamento de Gerenciamento de Parcerias pelo UNICEF

Professora da PUCPR participa da Conferência Mundial do Serviço Social na cidade do Panamá