A ação é realizada pelo grupo GERAR e contou com a parceria do Núcleo de Direitos Humanos da Universidade.
Com o objetivo de promover o empreendedorismo social, ajudar no desenvolvimento sustentável de micro e pequenos empresários, além de incentivar associativismo como uma forma de fortalecer os negócios locais, o Projeto Movimento Empreendedorismo Gerando Alternativas (MEGA) iniciou mais uma etapa, que irá alcançar 42 municípios do estado do Paraná até o final de 2023.
Desta vez, a cidade de Curitiba foi escolhida para receber o Projeto e a PUCPR abriu as portas da Instituição. Durante todo o período de aplicação das aulas, os participantes contam com o acompanhamento e a orientação do prof. Gabriel Pantojo, que auxiliará na hora de colocar em prática toda a teoria trabalhada. Durante os oito encontros serão debatidos temas como gestão de negócios, fluxo de caixa, resolução de problemas, tomadas de decisão e princípios de marketing.
A viabilidade dessa turma contou com a união de alguns grupos de parceiros distintos. Entre eles, o Núcleo de Direitos Humanos e o curso de Serviço Social da PUCPR, o vereador Alexandre Leprevost e o ex-deputado federal Paulo Eduardo Martins, responsável pela destinação da emenda parlamentar que financia o projeto.
Presente no Seminário de Oportunidades que acontece no primeiro dia de aula, o presidente do Conselho Diretor da GERAR, Francisco Essert, frisa que o programa ajuda a população a gerar novas oportunidades de renda, além de proporcionar meios para todos alcançarem os seus objetivos: “O MEGA tem o objetivo de dar as ferramentas para que as pessoas possam ser protagonistas de sua própria história. É muito satisfatório ver que tantas pessoas estão conseguindo criar o próprio negócio a partir dos aprendizados conquistados no projeto”.
Qual o papel do Projeto MEGA?
Além de fomentar o empreendedorismo como uma forma de renda e maximizar a chance de sucesso dos negócios dos participantes, busca-se trabalhar com temas-chave, como economia solidária, associativismo como maneira de fortalecer os negócios locais e empreendedorismo social.
Segundo o coordenador adjunto do projeto MEGA, o assistente social Bruno Drozdek, o curso vai além de ajudar a empreender com sucesso, olhando também para o lado humano das pessoas: “O MEGA mostra sua importância no auxílio aos microempreendedores, levando informação para aquelas pessoas que muitas vezes não tem acesso ou condições de pagar por uma formação semelhante. Temos muitos relatos de mudanças significativas na vida das pessoas através do projeto. É uma capacitação gratuita, porém de extremo valor”.
Para contribuir com a construção de uma visão ampliada do mundo do trabalho, uma estudante do curso de Serviço Social da Escola de Educação e Humanidades da PUCPR discutirá, com os participantes da formação, temas e conceitos relativos às transformações que vêm ocorrendo no campo das relações profissionais.
Saiba mais
As aulas acontecerão até o dia 13 de novembro, na Arena Digital, das 19h às 22h. Caso tenha interesse, ainda há vagas para o projeto de empreendedorismo da GERAR.
Para se inscrever, basta clicar aqui ou se apresentar pessoalmente no horário da aula.
Contatos
Fernando Fogaça (Assessor de Comunicação) – [email protected]
Bruno Drozdek (Coordenador Adjunto do MEGA) – [email protected]
Por: Fernando Fogaça
Não deixe de acompanhar o Blog da Escola, trazemos sempre novos conteúdos sobre a Educação e Humanidades.