O XII Simpósio Internacional de Gêneros Textuais/Discursivos (SIGET) foi realizado, entre os dias 19 e 21 de novembro de 2024, na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), em Belo Horizonte. Nessa edição, a temática Letramentos e desinformação: desafios para a democracia norteou as discussões do evento. A programação contou com mesas redondas, conferências, palestras, atividades culturais e simpósios temáticos.
Participaram com apresentação de trabalhos nos simpósios temáticos três docentes e um estudante do curso de Letras Português-Inglês, cujas pesquisas relatam práticas docentes realizadas em disciplinas da Escola de Educação e Humanidades e o resultado de uma pesquisa de Iniciação Científica.
A professora Karina Pacheco dos Santos Vander Broock e o professor Ewerton de Sá Kaviski apresentaram, no SIGET, o trabalho intitulado “A formação inicial de docentes de literatura: estratégias de divulgação do texto literário em ambientes digitais”, resultado de uma parceria entre os dois docentes para a produção e publicação de resenhas críticas literárias na plataforma Instagram por estudantes da disciplina Tópicos especiais de literatura brasileira contemporânea. Essa prática teve como principais resultados: o desenvolvimento do letramento literário dos estudantes; o manuseio de diferentes semioses e ferramentas digitais para a produção textual; a apropriação do gênero produzido e da capacidade linguística de retextualização; e a assimilação de estratégia metodológica para formação de leitores.
As professoras Karina Pacheco e Caroline Kretzmann apresentaram a pesquisa “Divulgação científica na plataforma Instagram como estratégia de enfrentamento à desinformação”, resultado do trabalho realizado pelas docentes em três aplicações da disciplina Competências digitais e criatividade, no período de 2022 a 2024. Nessa disciplina, os estudantes produziram gêneros digitais em contextos educacionais e profissionais, compartilhando soluções criativas e éticas para problemáticas sociais. Eles selecionaram, dentro de suas áreas de conhecimento, um artigo científico que abordasse uma temática social relevante para a popularização do conhecimento científico na plataforma Instagram. Com os resultados da investigação, destaca-se que os estudantes da disciplina desenvolveram habilidades para busca de fontes confiáveis para pesquisa, reflexão e construção de gêneros digitais diversos com soluções criativas para problemáticas sociais em espaços digitais. Ainda, precisaram mobilizar conhecimentos para reformulação textual e elaboração do design da publicação.
Por fim, o estudante Leonardo Kominek Barrentin apresentou a pesquisa realizada na Iniciação Científica, sob orientação da professora Karina Pacheco, intitulada “A correção por pares para a reestruturação da sequência explicativa/expositiva-argumentativa na rescrita do gênero artigo acadêmico”. Nela, foram investigados os processos de reformulação textual resultantes de atendimento realizados pelo pesquisador a estudantes da PUCPR em programa de nivelamento da instituição. Os resultados indicaram que essa oferta de atendimento contribui para a promoção do letramento acadêmico e construção da autonomia dos estudantes.
A participação dos docentes e estudante no SIGET foi uma oportunidade de troca com profissionais e pesquisadores de outras instituições, além de divulgar as práticas metodológicas e as pesquisas realizadas na PUCPR.
Conteúdo produzido por: Prof Drª Karina Pacheco
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