Nos dias 06 a 08 de novembro, das 8h às 21h, na PUCPR, acontecerá o IV do Novembro Negro. O evento é uma parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos (PPGDH/PUCPR), o Programa de Graduação em Filosofia (PPGF/PUCPR), o PUCPR Cultura, o Núcleo de Direitos Humanos, Identidade da PUCPR e a Escola de Educação e Humanidades da PUCPR.
Nesta edição, o evento tem como tema “Educação e Ancestralidade” e une forças ao I Congresso de Gestão e Promoção da Igualdade Racial do Paraná, organizado pela Secretaria Estadual da Mulher, da Igualdade Racial e da Pessoa Idosa. Essa colaboração promete fortalecer ainda mais o diálogo e a ação coletiva em prol da igualdade racial e da valorização das culturas negras em nosso estado. O Novembro Negro da PUCPR, já consolidado como um espaço de reflexão e celebração da identidade negra, ganha novas perspectivas ao somar ao I Congresso de Gestão e Promoção da Igualdade Racial, reunindo pesquisadores, gestores públicos e representantes da sociedade civil para discutir políticas e práticas voltadas à promoção da equidade racial.
Ana Paula Martins de Souza, colaboradora e doutoranda da PUCPR, comenta como está sendo organizar essa nova edição “O Novembro Negro é um evento que marca a representatividade negra dentro da PUCPR. Eu sinto um orgulho imenso em ver que estamos no quarto ano do Novembro Negro da PUCPR e cada ano que passa, mais e mais pessoas se envolvem e o evento ganha mais notoriedade. Nessa edição, estamos com atividade nos quatro cantos da universidade e, além programação bem diversa, contamos com a parceria instituições internas e externa: O Grupo Marista, DCE da PUCPR, Nex Coworking, Secretaria Estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa e o Grupo Boticário. Juntos, preparamos uma programação que vai de oficina de maquiagem para pessoas negras até palestras de Cosmologias Africanas. É sempre uma honra organizar um evento tão importante como o Novembro Negro e poder compartilhar experiências com estudantes, professoras e professores, colaboradores e comunidade externa. Somado à outras ações voltadas as questões étnico-raciais, vejo que a universidade está avançando muito nesse debate. Espero que todas e todos possam participar, pois teremos novidades para compartilhar e a programação está incrível!”
Programação do IV Novembro Negro
Ao longo do evento, haverá palestras, debates, oficinas, apresentações culturais e o 1º Ideathon de Igualdade Racial, abordando temas como o combate ao racismo, o fortalecimento das políticas afirmativas, a valorização da cultura afro-brasileira e a importância da educação antirracista.
Confira algumas atividades dos 4 dias de eventos:
05/11
– Oficina | Sabores e Raízes: Oficina de Acarajé
– Vozes do Sagrado
06/11
– Oficina | Educomunicação Antirracista
– Empoderamento em Cores: Maquiagem para Pele Negra | Grupo Boticário
– Abertura Solene
07/11
– Palestra Magna | Desafios e reflexões para a equidade, diversidade e governança
– Mesa | Políticas Afirmativas para a Igualdade Racial – MIR – Ministério de Igualdade Racial
– OFICINA | Direitos Humanos para profissionais da comunicação
08/11
– OFICINA | Criação de Reels e Vídeos sobre a Cultura Afrobrasileira
– Banca de projetos Ideathon
– Show de Encerramento
Inscrições
Garanta já a sua vaga no IV Novembro Negro. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no link abaixo:
Deseja ficar por dentro de tudo que acontece na área da Educação e Humanidade? Acompanhe o blog da PUCPR.