Escola de Educação e Humanidades | PUCPR

Notícias

Tese apoiada com bolsa da área estratégica de Direitos Humanos da PUCPR é defendida no PPGF

Tema da tese foi a amizade como experiência política

A tese intitulada “A experiência política da amizade em Hannah Arendt como enraizamento do mundo e resistência à massificação” foi defendida no dia 29 de agosto de 2024, pela estudante Heloisa Helena Ribeiro Barbosa Schmaedecke, do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGF) da PUCPR. O trabalho foi apoiado por uma bolsa da área de estratégica de Direitos Humanos, da PUCPR, edital especial aberto em 2019.

O trabalho, que foi orientado pelo Prof. Dr. Jelson Oliveira analisou a crise da massificação, própria do mundo urbano moderno e demonstrou como a amizade, em sua perspectiva política, pode contribuir para fortalecer os vínculos sociais e a garantia dos direitos humanos. Para a filósofa Hannah Arendt, que serviu de fundamento teórico para o trabalho, a amizade é uma forma de amor mundi, ou seja, de amor ao mundo e pode servir de contraponto para a alienação do mundo e da Terra, que são próprias da modernidade, sendo, portanto, um antídoto à massificação e à desolação próprias de nosso tempo.

O trabalho conclui que a amizade apresenta-se como um conceito-chave para interpretar as formas políticas de convivialidade contemporâneas, apontando para a urgência de que a cidade se transforme em um lugar de vínculos em um espaço de exercício da cidadania e de defesa dos direitos humanos. Segundo a agora doutora Heloísa, “a partir da experiência política dos conselhos, proposta por Arednt, a tese tentou demonstrar que é possível pensar outras formas de estar-com-outros, tal como a proposta convivialista, exemplo de experiência pluralista que, sob o paradigma da amizade política, confronta a solidão e a alienação, com vínculos de convivência e vizinhança”. Heloísa também lembrou, durante a sessão de defesa, da importância da bolsa para a realização do seu trabalho de pesquisa e agradeceu a PUCPR pela iniciativa.

O prof. Oliveira lembrou também da importância do trabalho no contexto atual, momento em que o pleito eleitoral nos municípios recoloca a pergunta sobre a cidade que queremos e como ela deve estar fundada na defesa dos direitos humanos. Além disso, para o professor, “a tese, sendo apoiada pela PUCPR, se articula com as intenções do Papa Francisco em sua encíclica Fratelli Tutti, que nos lembra que todos somos parte de um mesmo mundo comum”. Oliveira também lembrou que a amizade social foi tema da última campanha da fraternidade promovida pela CNBB.

A banca de avaliação do trabalho foi formada pelo Prof. Dr. César Candiotto, decano da Escola de Educação de Humanidades e professor do PPGF; o prof. Dr. Alexandre Franco de Sá, professor do PPGF; a profa. Dra. Michele Bobsin Duarte, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; e pelo Prof. Dr. Francis Kanashiro Meneghetti, professor do programa de Tecnologia e Sociedade e Pró-Reitor de extensão da UTFPR.

Conteúdo produzido por: Jelson Oliveira