Escola de Educação e Humanidades | PUCPR

Vida na Universidade

Chica Pelega: Cinema, Cultura e Consciência Racial

Nos dias 07 e 14 de agosto, o Centro Cultural da PUCPR recebeu o Circuito de Cinema Chica Pelega. Foram apresentados quatro curtas-metragens: Disque Quilombola (2012), Antonieta (2015), Novo Mundo (2020) e Invernada dos Negros (2021).

A primeira sessão aconteceu na entrada do Bloco Azul. Além dos inscritos, cerca de 150 pessoas passaram pelo evento sem estarem registradas previamente, algumas ficando para assistirem aos filmes. Na segunda sessão, além da exibição do filme, o evento contou com a presença de Ana Paula Martins de Souza – designer, filósofa, pesquisadora de temas como ética e filosofia política e uma das fundadoras do projeto Filosofando com Mulheres – para conduzir uma conversa sobre temas relacionados.

Chica Pelega

A Mostra de Cinema Chica Pelega surgiu no Vale do Contestado, em Santa Catarina, e busca resgatar e refletir sobre as identidades indígenas e negras do estado que foram apagadas ao longo do tempo. Usando o cinema, o evento propõe debates sobre racismo, violência e as memórias culturais que ainda vivem nas comunidades quilombolas. Além disso, as sessões são gratuitas, conforme conta Vanda Pinedo, membra da Comissão Quilombola de Curadoria e do MNU – Movimento Negro Unificado de Santa Catarina.

Pinedo comenta que “quando encontramos a possibilidade de trazer à tona e de se fazer refletir sobre o apagamento, o racismo, as violências, as identidades que estão em Santa Catarina, é uma possibilidade de avançar sobre as discussões, de colocar no cenário do debate as discussões que foram negadas, violentadas, tudo isso que vivemos até hoje. (…) Criamos a Comissão Quilombola de Curadoria e desenvolvemos um diálogo que pudesse ampliar os filmes sobre o Contestado, trazendo outras histórias de figuras negras com as quais as comunidades se identificam em seus passados históricos e nos seus acontecimentos presentes, em seus contextos menores de comunidades e em suas lutas maiores, nas semelhanças com outros contextos do país.”

A Mostra Chica Pelega vai além do cinema, sendo um ato de resgate e valorização das identidades que formam a história e a cultura de Santa Catarina.