Escola de Educação e Humanidades | PUCPR

Notícias

Livro analisa a vida em suas diferentes formas: Humana, Extra-humana e Pós-humana

No dia 27/06, às 19h30, no Café Babette, será realizado o tradicional Café Philosophique, parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGF) da Escola de Educação e Humanidades da PUCPR e a Aliança Francesa. Aproveitando essa ocasião, acontecerá o lançamento do livro “Formas da vida: humana, extra-humana, pós-humana”, resultado do 21º Congresso Internacional de Filosofia da PUPR. Esse livro, organizado pelos professores Jelson Oliveira (PUCPR/CNPq) e Grégori de Souza (PUCPR-UC/PRAXIS), conta com a participação de importantes pesquisadores/as do tema, como:

– Antonio Valverde (PUCSP).
– Oswaldo Giacoia Jr (PUCPR/Unicamp).
– Andrés Vaccari (CONICET).
– Michael Marder (UPV-EHU).
– Jelson Oliveira (PUCPR/CNPq).
– Fernanda Bernardo (UC).
– Thiago Vasconcelos (PUCPR/Fundação Araucária).
– Marta Luciane Fischer (PUCPR).
– Lucia Santaella (PUCSP).
– Diego Lawler (IIF-SADAF/CONICET).
– Léo Peruzzo Júnior (PUCPR).
– Roberto Franzini Tibaldeo (PUCPR).
– Kleber Bez Birolo Candiotto (PUCPR/CNPq).
– Murilo Karasinski (PUCPR).
– Ricardo Rozzi (UNT/UMAG).

Os textos que formam o livro apresentam uma visão múltipla e variada sobre as Formas da vida, a partir de três perspectivas: a humana, a extra-humana e a pós-humana. Seus autores – autoridades renomadas internacionalmente em suas áreas de pesquisa – assumem a tarefa de pensar criteriosamente os elementos teóricos que ajudam a compreender a vida como ela é (humana, extra-humana) e a vida como nós a estamos convertendo. Organizado em 14 capítulos, o livro começa por uma análise das raízes históricas do humanismo, apresentando as crises que nos levam além dele, para o tempo que é nosso, cujo título – entre outros – é o Antropoceno, o tempo do humano, o administrador da terra.

A seguir, lê-se com atenção e deleite os textos que examinam as formas de vida vegetal e animal, a partir de abordagens inovadoras que recuperam algumas das teses centrais do debate filosófico contemporâneo sobre o tema e, ao mesmo tempo, portam os apelos por sua proteção. A última parte do livro dedica-se ao pós-humano, às vidas híbridas, aos algoritmos, à digitalidade, à inteligência artificial e ao esforço humano por sua própria transumanação. O resultado é um livro denso e provocativo, instigante e questionador, tal como foi o evento do qual ele nasceu, o 21º Congresso Internacional de Filosofia da PUCPR. Livro – dissemos – mas este também é um retrato das pesquisas que docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCPR vêm desenvolvendo em parceria com todos os e as colegas de instituições parceiras, no Brasil e no exterior, com o patrocínio das agências financiadoras do governo brasileiro, entre as quais a CAPES e o CNPq.

Humana