Escola de Educação e Humanidades | PUCPR

Memórias do Serviço Social no Brasil

Evento de comemoração dos 80 anos do curso, Memórias do Serviço Social no Brasil, uniu diversas gerações de Serviço Social e autoridades do estado do Paraná

Diversas gerações de professores, estudantes e egressos lotaram o auditório John Henry Newman para as comemorações dos 80 anos do Curso de Serviço Social da PUCPR. O tema das comemorações foi “Memórias do Serviço Social no Brasil: Defesa de Direitos Humanos e Lutas Sociais”. O evento ocorreu no dia 13 de junho de 2024 no Câmpus Curitiba.

O encontro resgatou a trajetória histórica da profissão, debateu sobre Serviço Social, Direitos Humanos e Lutas Sociais, tendo a contribuição da brilhante explanação do Professor Jefferson Lee de Souza Ruiz (UERJ). Além das discussões e debates, foi um encontro festivo e de muita emoção! O evento teve música popular brasileira, na voz da Assistente Social e doutoranda Mariane Sussi, menções de poesia e homenagens a professores e estudantes.

Ainda como programação das comemorações dos 80 anos, ocorrem duas atividades muito especiais. A primeira foi a reunião dos Cursos de Serviço Social das PUCs do Brasil, tendo o intuito refletir sobre as possibilidades de parcerias interinstitucionais.

A segunda foi motivo de muita honra para a PUCPR: o curso de Serviço Social foi convidado a receber homenagem na Câmara de Vereadores de Curitiba no dia 19/06 e teve espaço na Tribuna Livre, com interação e parabenizações pelos vereadores presentes na plenária.

“Temos muito orgulho de fazer parte desta história na Universidade, bem como reafirmamos o nosso compromisso na formação de milhares de estudantes que passaram por salas de aula e hoje trabalham em diversos espaços sócio-ocupacionais na promoção e defesa dos Direitos Humanos”, comenta a coordenadora do curso de Serviço Social, Andrea Braga.

O Serviço Social é uma profissão necessária para o país! Os profissionais têm uma compreensão ampla da realidade social e atuam em prol da justiça social, aprofundamento democrático e defesa de direitos.

Conteúdo produzido por: Professora Doutora Andrea Braga

Não deixe de acompanhar o Blog da EEH. Sempre trazemos eventos, curiosidades, conhecimentos, reflexões, dicas e tudo mais que ocorre na sua Multiversidade!