Escola de Educação e Humanidades | PUCPR

Direito Ambiental e o Direito à vida

Essa foi uma das temáticas do III Humanidades Sustentáveis

No último mês de maio, a Escola de Educação e Humanidades (EEH) da PUCPR promoveu a 3ª edição do Humanidades Sustentáveis, abrindo canais de debate para temas como as Mudanças Climáticas, a Sustentabilidade, o Empreendedorismo Sustentável, o Direito Ambiental e o Direito à vida.

O III Humanidades Sustentáveis teve o propósito de continuar abrindo canais de diálogo e visibilidade sobre temáticas tão relevantes dentro da Universidade e de seu entorno. Além disso, o evento reforça o compromisso da PUCPR de conectar a sociedade na proposição de soluções que considerem o bem-estar da humanidade e do planeta. Como resultado, essa edição trouxe sugestões de ações concretas que combinam com as necessidades a serem reforçadas no dia de hoje, em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Para o professor William Franco, um dos coordenadores do III Humanidades Sustentáveis “o evento discute temas contemporâneos e urgentes, buscando a abertura das portas da universidade para o diálogo com as diferentes esferas da sociedade, como empresas, ongs, entre outros.” Questionado sobre a edição de 2025, William comenta “acredito que teremos, cada vez mais, diferentes áreas da PUCPR participando do evento, além, claro, de agentes externos da PUCPR. Podemos esperar discussões ainda mais maduras sobre meio ambiente, mudanças climáticas e empreendedorismo sustentável. Além disso, esperamos uma maior participação da sociedade civil.”

Assim, já deixe anotado que, em maio de 2025, acontecerá o IV Humanidades Sustentáveis. Confira alguns dos destaques do evento:

Água para a Paz e Paz para a Água: Debate sobre a grande importância da água, principalmente para humanidade, que necessita de corpos hídricos para sobrevivência.

Além disso, foi criado um grupo de Trabalho sobre as Águas, composto por membros de diversas Escolas e Áreas da PUCPR, com a principal missão de promover ações de responsabilidade socioambiental na comunidade acadêmica, especialmente no que diz respeito ao uso de recursos hídricos e a valorização da água na Universidade.

Direito Ambiental e o Direito à Vida: a relação intrínseca do Direito Ambiental e do Direitos Humanos e a importância desse olhar para pensar a justiça.

Economia Circular e Cooperativismo: Debate com múltiplas visões sobre os desafios do desenvolvimento sustentável, envolvendo diferentes esferas sociais.

Não deixe de compartilhar este conteúdo e de acompanhar as demais postagens do blog da Escola de Educação e Humanidades!