Escola de Educação e Humanidades | PUCPR

Curiosidades

Letras: muito além da sala de aula

O profissional de Letras possui diversas oportunidades de carreira

Hoje, 21/05, é o dia do profissional de Letras. A fim de comemorar essa data e parabenizar todos(as) os(as) graduado(as) e graduandos(as) desse curso, o Blog da EEH apresenta esta matéria especial com as possibilidades de carreira de que o(a) egresso(a) de Letras dispõe.

Quando se pensa no curso de Letras, no caso da PUCPR Letras l Português – Inglês, é comum relacioná-lo às práticas docentes. Ora, no decorrer da educação básica, passamos por vários(as) professores(as) dessa área, como os(as) de língua portuguesa, os(as) de línguas estrangeiras, os(as) de redação e os(as) de literatura. É claro que muitos dos(as) formados(as) em Letras buscam a docência, sobretudo se cursam a licenciatura, modalidade ofertada pela EEH da PUCPR. Isso não significa, no entanto, que a sala de aula seja o único destino desses profissionais. Confira abaixo algumas áreas em que o profissional de Letras pode atuar:

Mercado editorial:

Possui grande procura por profissionais da área para os processos de revisão de textos diversos e para a produção de conteúdo educacional (ensino de línguas e literatura).

Tradução:

Diversas são as possibilidades: livros, artigos, documentos, manuais etc., da língua estrangeira para a língua materna ou vice-versa.

Área da saúde:

Diversos são os nichos que acolhem profissionais de Letras. As pesquisas em psicopedagogia, neurologia e fonoaudiologia, por exemplo, utilizam estudos da neurolinguística para compreender problemas de desenvolvimento ou de perda da capacidade de fala.

Antropologia:

Linguistas podem auxiliar na preservação de línguas não oficiais, protegendo, assim, aspectos socioculturais de comunidades específicas, o que auxilia na preservação desses povos.

Investigações criminais:

O profissional de Letras pode trabalhar como perito para identificar autoria de textos, situações de plágio, identificação de falantes, além de auxiliar na resolução de crimes cibernéticos pelo uso da linguagem e pela decifração de códigos.

História e à Historiografia:

Podem ser requeridas análises de documentos a fim de verificar, por meio da linguagem utilizada, em que período o escrito foi produzido. Ainda, análises literárias podem transformar romances e outros gêneros em fontes históricas referentes a determinadas sociedades.

Percebe-se, então, que o percurso do profissional de letras possui diversos caminhos, sendo dinâmico e interdisciplinar! Se essas e outras projeções de carreira te agradam, venha cursar letras na EEH e torne-se um filho da PUCPR!

Curiosidade:

Você sabia que o símbolo do curso de Letras é a flor-de-lis? Cada pétala representa um aspecto dos estudos desenvolvidos por esses profissionais:

Imagem retirada do site: Blog Poésie

1ª Pétala da esquerda: linguística – representa a ciência e a criticidade;

2ª Pétala central: literatura – representa a elevação e a idealização;

3ª Pétala da direita: gramática – representa a tradição.

Conteúdo produzido por: Leonardo Kominek Barrentin

Confira mais sobre como é o curso de Letras | Português – Inglês na PUCPR: