No ano em que o golpe militar no Brasil completa 60 anos, a Anistia Internacional Brasil faz uma campanha de conscientização e memória acerca do evento que deixou traumas e sequelas sociais e políticas com uma profunda marca de violação de direitos humanos. De acordo com o professor Vladimir Safatle, o Brasil acaba por não resolver questões fundamentais políticas e sociais que se mostram vinculadas a uma herança de violências e impunidades, principalmente no que se refere ao golpe de 1964 e à ditadura militar.
Nesse sentido, o Grupo de Ativismo Curitiba da Anistia Internacional, em parceria com a Anistia Internacional Brasil e o Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas da PUCPR, promove o seminário 60 anos do golpe: não haverá Brasil do futuro sem a elaboração do passado, que busca discutir o golpe civil militar e suas consequências a partir de uma perspectiva interdisciplinar, com enfoque nos Direitos Humanos. Espera-se contribuir com melhores compreensão e elaboração da história por parte da sociedade brasileira, de modo a buscar a superação de traumas e marcas relacionados ao passado mal resolvido e avançar, de modo consistente, para o futuro da consolidação da democracia e dos direitos humanos no país.
As atividades do seminário estão organizadas de modo a proporcionar a reflexão e discussão na perspectiva de um movimento crítico acerca do recalcamento da história geradora de dores e sofrimentos permanentes, visando avançar para a proposição de ideias e iniciativas que permitam a promoção da saúde social e fortaleçam a luta política contra o avanço do neofascismo no Brasil e no Mundo.
O evento acontecerá nos dias 15 e 16 de maio, na Escola de Educação e Humanidades, Bloco 1, da PUCPR. As inscrições são gratuitas e limitadas! A participação no evento garante um certificado de 12 horas complementares. Para saber mais sobre o evento, acesse: https://www.even3.com.br/60-anos-do-golpe-anistia-curitiba/
Conteúdo produzido por: Professor Doutor Rodrigo Alvarenga
Não deixe de acompanhar o Blog da EEH, pois sempre trazemos eventos, curiosidades, conhecimentos, reflexões, dicas etc.