Escola de Educação e Humanidades | PUCPR

Internacionalização da PUCPR é destaque em conferência nacional

Professora Doutora Karina Fernandes participou da Conferência Anual da FAUBAI, nos dias 20 a 24 de abril, e apresenta como a Translinguagem pode estar presente nas ofertas de Global Classes da universidade.

Enquanto muitos ainda acreditam que a internacionalização de uma universidade é apenas a mobilidade acadêmica, a Professora Doutora Karina Fernandes vem estudando e pesquisando, desde 2017, outros aspectos desse fenômeno, sendo um deles a Internacionalização em Casa. Esses estudos, desenvolvidos tanto no doutorado como nas pesquisas do Programa de Iniciação Científica (PIBIC), contemplam a formação dos professores inseridos nesses contextos.

A Conferência Anual da FAUBAI – Associação Brasileira de Educação Internacional – é o maior e mais antigo evento da América Latina dedicado à Internacionalização das Instituições de Ensino Superior. Com o apoio da Escola de Educação e Humanidades e do Escritório de Internacionalização da PUCPR, a professora foi ao evento e nos trouxe as seguintes informações.

Na abertura do evento, cujo tema, neste ano, é “Inviting for a new Journey” (convite para uma nova jornada), o jornalista Eugênio Bucci abordou a Inteligência Artificial como sendo o grande paradoxo do nosso tempo, visto que a alta tecnologia, ao mesmo tempo em que foi desenvolvida para auxiliar e curar, também pode nos desinformar e matar. É um sistema que não passa pelo crivo humano, o que acaba gerando um achatamento ético, com o risco da polarização que abre caminhos para conflitos armados.

Assim, o evento convidou, desde o início, todos os participantes a repensarem seus contextos e considerarem “A journey of peace” (uma jornada de paz). Ao longo da conferência, muito foi discutido sobre como a interculturalidade potencializa a internacionalização, pois representa a diversidade, o diálogo, a equidade, o espaço comum entre as culturas, seus significados e significantes, além de uma reflexão para a paz.

Isso nos leva a uma dinâmica da interculturalidade na internacionalização universitária, considerando a translinguagem na comunicação entre os seus envolvidos, visto que, por meio dela, é incluído o respeito e validam-se a diversidade, a paz, a liberdade de pensamento e o repertório. A Professora Doutora Karina Fernandes trouxe esse tema para a conferência, levando os convidados a refletirem sobre como a translinguagem pode estar presente nas disciplinas lecionadas em outros idiomas e sobre o quanto essa aceitabilidade é inclusiva. Isso também motiva professores e estudantes a cursarem esse tipo de disciplina. A PUCPR conta com as Global Classes (atualmente, mais de 200 ofertas).

Durante o evento, a professora apresentou a parte teórica que envolve a oferta das Global Classes na universidade, diferenciando o Inglês como Meio de Instrução (EMI), a Aprendizagem Integrada de Conteúdo e Linguagem (CLIL) e a Translinguagem. Assim, demonstrou como a PUCPR é modelo neste processo de Internacionalização em Casa.