Escola de Educação e Humanidades | PUCPR

Vida na Universidade

Missão de pesquisa do PPGDH em Aracaju

Do dia 18 a 21 de setembro aconteceu a primeira missão de pesquisa do Projeto “Participação social e escrevivências de lideranças sociais femininas do Paraná”, financiado pela Fundação Araucária do Estado do Paraná, executado pelo Programa de Pós-graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas (PPGDH), da PUCPR.

Ariane Buhrer , Jussara Jacintho, Martha Sales, Ilzver Matos, Jaci Souza Candiotto, Laura Cecília, Amélia Rossi.

Compôs a equipe da missão de pesquisa a professora Jaci de Fátima Souza Candiotto (coordenadora do Projeto), a professora Amélia Rossi e a mestranda Ariane Buhrer Greboge, além dos professores Ilzver Matos e Jussara Jacintho, do Departamento de Direito da UFS e diretores do Centro de Pesquisas Jurídicas e Estratégias Públicas e Privadas Antidiscriminação – CEPEJE Antidiscriminação. Também acompanhou a missão a Profª. Laura Cecília, da UFBA.

O projeto tem como objetivo investigar a qualidade da participação de lideranças sociais femininas em espaços de gestão de políticas sociais, relacionando essa participação social com a escrevivência dessas mulheres – trajetórias individuais – e realizar atividades de extensão de formação em direitos humanos e em comunicação, para potencializar a atuação individual e coletiva destas lideranças em organizações sociais, grupos, movimentos sociais e coletivos de mulheres no estado do Paraná.

O projeto faz parte do “PROGRAMA MULHERES PARANAENSES: EMPODERAMENTO E LIDERANÇA”, da Fundação Araucária do Estado do Paraná, e uma das suas etapas é a realização de missões de pesquisa entre Curitiba e Aracaju para troca de experiências com grupos, coletivos e entidades que desenvolvem programas de formação de lideranças e empoderamento de mulheres, promoção de atividades conjuntas com organizações sociais, órgãos públicos e universidades de ambos os estados – Paraná e Sergipe – e firmar parcerias institucionais para a execução do projeto, que tem vigência até 2025″.

Por: Professora Doutora Jaci de Fatima Souza Candiotto

Confira outras ações que já aconteceram na PUCPR promovidos pelo PPGDH ou pela Escola de Educação e Humanidades neste ano, para isso basta clicar aqui.