Escola de Educação e Humanidades | PUCPR

Fazer a Educação em Direitos Humanos: compromisso necessário e urgente

Tema foi o destaque do I Encontro Estadual da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos

Na primeira segunda-feira de setembro, aconteceu o I Encontro Estadual da ReBEDH Paraná na PUCPR, de forma híbrida: presencial na Escola de Educação e Humanidades e on-line, transmitido via YouTube nos canais da PUCPR e ESEDH. O evento contou com a presença do Secretário de Justiça e Cidadania do Paraná, Santin Roveda, da Coordenadora Nacional da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos, Aida Monteiro da Silva, do Decano da Escola de Educação e Humanidades, Cesar Candiotto, da Coordenadora da ReBEDH no Estado do Paraná, Mirian Célia Castellain Guebert, da Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos da PUCPR (PPGDH) da PUCPR, Maria Cecília B.A. Pilla, da Diretora da Escola de Educação de Direitos Humanos, Nádia Leandro, e da Vice-Presidente do Conselho Estadual de Educação, Clemencia Maria Ferreira Ribas.

Nesse encontro, o tema foi “Fazer a Educação em Direitos Humanos: um compromisso importante e urgente”. O objetivo do evento foi promover e motivar a Educação em Direitos Humanos no Estado do Paraná, incentivar a participação da população nos debates sobre esse tema e encorajar os profissionais dos municípios a criarem comitês municipais para promover a Educação em Direitos Humanos de forma contínua.

Para a coordenadora da ReBEDH no Estado do Paraná e professora do PPGDH, Mirian Célia Castellain Guebert, “o evento nasce de uma necessidade de visibilizar a educação em direitos humanos no Estado do Paraná de modo a atender as recomendações oficiais referente a educação em direitos humanos. Em 2023, a recomendação da ReBEDH é dar visibilidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido nos estados, para ampliar e fortalecer a educação em direitos humanos nas localidades de modo a aproximar os agentes provedores e multiplicadores da educação em direitos humanos.”

ReBEDH e EDH

A REBEDH tem como objetivo fortalecer a democracia promovendo uma cultura de paz, ensinando cidadania, respeitando integralmente os direitos humanos na defesa da justiça social e ambiental. Isso é feito por meio de práticas educacionais que são inclusivas, interculturais e emancipatórias, que se efetivam por conta dos processos denominados de Educação em Direitos Humanos (EDH).

Trata-se de um assunto muito importante para construir uma sociedade justa e igualitária. Não é questão apenas de ensinar leis e conceitos sobre direitos humanos, mas também de fazer pensar criticamente sobre como respeitar a dignidade das pessoas, garantir que todos tenham os mesmos benefícios e lutar contra qualquer tipo de discriminação. Assim, a EDH, para além de informar, ajuda a mudar a maneira de pensar sobre o respeito à dignidade e o valor das outras pessoas.

A ReBEDH é formada por organizações não governamentais, instituições de ensino, pesquisadores, profissionais da área de educação e membros da sociedade civil que compartilham o mesmo propósito. A ReBEDH promove diversas ações, como a realização de cursos, seminários, debates e produção de materiais educativos. Além disso, a rede busca estabelecer parcerias com entidades públicas e privadas para ampliar o alcance e o impacto de suas ações, bem como promover a implementação de políticas públicas voltadas para a EDH.

A professora Mirian também comenta que “em suma, a ReBEDH é um importante instrumento de disseminação e fortalecimento da cultura de paz e da democracia. Através de ações de sensibilização, capacitação e parcerias estratégicas, a rede tem conseguido promover a EDH em diversos âmbitos da sociedade. É fundamental que todos os agentes envolvidos na educação se engajem na promoção dos direitos humanos, pois é somente através de uma educação consciente e inclusiva que verdadeiras transformações sociais poderão ocorrer.”

Este conteúdo contou com o auxílio da professora do PPGDH, Mirian Célia Castellain Guebert.

Para conferir mais eventos que foram promovidos pela Escola de Educação e Humanidades, basta clicar aqui.