Escola de Educação e Humanidades | PUCPR

Esperançar em roda: diálogos interdisciplinares

Tema que será debatido na abertura de cerimônia.

Um dos maiores eventos na área da Educação, o Educere, terá início na próxima segunda-feira, 25, de forma híbrida, on-line e presencial, na PUCPR – Câmpus Curitiba. O destaque fica com a cerimônia de abertura do evento, que acontecerá às 19h.

Com o título “Esperançar em Roda: Diálogos Interdisciplinares”, os doutores Anita Gramingna (Universidade de Ferrara – Itália), Bortolo Valle (PUCPR), Candido Alberto Gomes (Instituto Europeu de Estudos Superiores de Portugal), Cloves Antônio Amorim, -(PUCPR) e  Elizabeth Fernandes de Macedo  (UFRJ) discutirão o tema a partir das perspectivas da Epistemologia, da Filosofia, das Ciências Sociais, da Psicologia e da Política da Educação.

Nesta edição, o Congresso abordará os seguintes eixos: Currículo, Cultura e Saberes; Didática na Práxis Educativa; Educação Ambiental; Educação Matemática e Científica; Educação, Complexidade e Transdisciplinaridade; Educação, Direitos Humanos e Formação de Professores; Educação, Linguagens, Contextos e Práticas Educativas; Educação, Tecnologia e Comunicação; Formação de Professores; História da Educação; Infâncias, Alfabetização e Letramento; Metodologias, Métodos e Técnicas de Pesquisa em Ciências Humanas; Modalidades Especiais; Paulo Freire, Filosofia e Sociologia na Educação; Políticas e Avaliação da Educação; Políticas Públicas e Gestão da Educação; Psicologia, Educação e Saúde; Psicopedagogia, Educação Especial e Inclusão; Representações Sociais e Educação.

O tema central é “esperançar”, que nos mobiliza ao movimento, à construção coletiva e democrática, para levar adiante a prática da educação, do diálogo respeitoso e inclusivo da ética e da sustentabilidade. Conversamos com um dos coordenadores desta edição, Reginaldo Rodrigues da Costa, sobre esse tema. Caso queira conferir o que ele contou para o Blog, acesse aqui.

Inscrições e programação

Quer participar do XVI Congresso Nacional de Educação e ainda não se inscreveu? Corre que ainda dá tempo!

No link ao lado, é possível conferir toda a programação dos 4 dias de evento: eventum.pucpr.br/educere/programacao

Curiosidade

Você sabia que o Educere surgiu na PUCPR? Não? Veja como isso aconteceu.

Após a Semana Acadêmica do curso de Pedagogia da PUCPR, no ano de 2000, percebeu-se que a formação de professores(as) e o trabalho docente em perspectivas políticas, históricas, teóricas e metodológicas, vinham se constituindo no eixo temático da semana e despertando o interesse dos estudantes da instituição.

Em 2001, um grupo de professores(as) da pós-graduação e da graduação em Educação da PUCPR tomou a iniciativa de criar o Congresso Nacional de Educação (EDUCERE), que já está na sua décima sexta edição. O evento tem promovido a aproximação entre docentes e estudantes da educação superior e professores(as) da educação básica, possibilitando um fórum permanente de discussões de modo a aprimorar a formação inicial e continuada dos profissionais da Educação.

“Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir! Esperançar é levar adiante, esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo.” (PAULO FREIRE)