Escola de Educação e Humanidades | PUCPR

Reflexões

Filosofando com Mulheres

Conheça o projeto que surgiu dentro da Escola de Educação e Humanidades.

O Projeto Filosofando com Mulheres nasceu de um grupo de estudantes do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCPR, cujo objetivo inicial consistia em reunir mulheres pensadoras para troca de ideias e acolhimento.

Mesmo sabendo que, na Filosofia, há muitas mulheres incríveis desde a antiguidade, ainda é difícil, enquanto mulher, ter notoriedade na área. A partir dessa perspectiva, o que era para ser um pequeno grupo de estudos, com no máximo vinte pessoas, tornou-se um coletivo, um movimento dentro da filosofia que, nesses três anos de existência, promove eventos em que mais de cem trabalhos já foram apresentados.

Foto retirada do instagram @filosofandocommulheres

Em 2023, além de acontecer o III Colóquio Filosofando com Mulheres, nos dias 30 e 31 de agosto e 01 de setembro, no qual buscamos ampliar o debate com professoras latino-americanas, no dia 29 de agosto ocorreu também o lançamento do primeiro livro do projeto Filosofando com Mulheres.

O livro conta com dez artigos de diversas escritoras notáveis da Filosofia. Mulheres com quem tivemos a oportunidade de nos conectar por meio dos eventos anteriores. “Os dez artigos aqui presentes expõem a pluralidade das epistemologias feministas, desde diferentes locais de fala até diferentes áreas de pesquisa” (AUTORAS).

Cada uma com sua trajetória, o coletivo é composto por estudantes de mestrado e doutorado em Filosofia, com formação profissional em diferentes áreas, tais como Design, Direito e Serviço Social, de modo que, dentro dessa diversidade, encontramos um ponto em comum: A Filosofia. Nós, do coletivo Filosofando com Mulheres, acreditamos na pluralidade da Filosofia e na forte contribuição das pesquisas desenvolvidas por mulheres no âmbito das Ciências Humanas.

Por: Ana Martins, Deby Eidam e Thayná de Castro Saczuk

Para conferir o link, acesse o link abaixo:

Não deixe de acompanhar esse projeto no Instagram: @filosofandocommulheres.

Fique sempre ligado(a) no Blog da EEH para acompanhar conteúdos exclusivos de interesse de toda a comunidade, seja acadêmica ou externa. Há matérias sobre mercado de trabalho, habilidades do futuro, curiosidades, vida na universidade etc.