Escola de Educação e Humanidades | PUCPR

Vida na Universidade

Mobilidade Discente é destaque dos Programas de Pós-Graduação da Escola de Educação e Humanidades

Os quatro Programas de Pós-Graduação da Escola de Educação e Humanidades da PUCPR tiveram grande destaque no âmbito da internacionalização, nos anos de 2022 e 2023, devido à mobilidade discente.

O Programa de Pós-Graduação em Educação, por sua vez, recebeu 4 estudantes e enviou 1 estudante para estudar no estrangeiro.

O Programa de Pós-Graduação em Filosofia, por exemplo, recebeu 10 alunos estrangeiros que vieram estudar no PPGF (incoming).  Além disso, 8 estudantes do programa tiveram experiências em instituições estrangeiras (outcoming), tanto em diferentes projetos.

O Programa de Pós-Graduação em Teologia recebeu 10 estudantes estrangeiros entre 2022 e 2023 e enviou 2 alunos para estudar fora do Brasil.

O Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas, que até o momento, um programa de mestrado e que teve seu doutorado recentemente aprovado pela CAPES, recebeu 3 estudantes nesse período.

Com isso, os 4 programas da nossa escola tiveram um número bastante expressivo de mobilidade discente: 17 incoming e 11 outcoming.

Além dos números, que são significativos por si mesmos, esse cenário expressa um esforço em torno de uma cultura da internacionalização que leve em conta tanto o modelo sul-norte (com Europa, por exemplo) quanto o modelo sul-sul, que articula internacionalização e solidariedade com países como Timor Leste, Moçambique, África do Sul e países da América do Sul, como a Argentina.

Por: Jelson Oliveira

Caso tenha gostado do conteúdo de hoje, compartilhe e não deixe de acompanhar as demais postagens do blog da Escola de Educação e Humanidades