Profissional de excelência
- Profissional que atua em empresas da área financeira, departamentos econômicos, setor público, entidades internacionais, setor financeiro, empresas de consultorias e instituições de fomento e desenvolvimento;
- A grande vantagem do Economista é a formação completa para entender a sociedade levando em conta um tripé composto por teoria econômica, história e métodos quantitativos;
- O diferencial dos Economistas que trabalham no mercado financeiro é a familiaridade com análises e avaliação de cenários. “Nesse sentido, o economista parte com uma vantagem em relação aos demais profissionais que são certificados, mas que não se formaram na área. Para o economista, os temas não são estranhos, são assuntos que correm paralelamente à profissão.” Reginaldo Alexandre, Presidente da Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (APIMEC);
- A profissão de Economista está entre as mais importantes do setor público. Conquistam ascensão profissional mais rapidamente entre as demais áreas de formação, pois são técnicos com perfil desenvolvimentista que determinam a ideia de competência e são desejados em diversas áreas especializadas como analista de finanças e controle, analista de planejamento e orçamento, analista de regulação e competição empresarial e especialista em políticas públicas, gestão governamental e em desenvolvimento territorial, além de agentes de política econômica por excelência;
- No setor privado o Economista tem expertise diferenciada para atuar em atividades na área de finanças, estruturação de cenários, estudos de viabilidade, projetos de macroanálise e modelagens financeiras;
- O mercado está́ se ampliando para a atuação de Economistas em outros setores, como planejamento e estratégias, varejo – consumo, demandas e pesquisa –, e inclusive na área de marketing atrelada a inteligência de mercado, estudos onde é preciso ter um olhar mais analítico;
- Uma profissão com características que reúnem base de informações valorizada, valor crítico analítico, olhar orientado para as perspectivas do futuro, posicionamento com embasamento, o que gera segurança para tomar decisões de nível diretivo.
Abrangência intelectual
- Sólida formação teórica, histórica, técnica e instrumental, de caráter multidisciplinar, para a compreensão e a solução de problemas econômicos concretos;
- Formação plural, que possibilite a compreensão das questões econômicas no seu contexto social, cultural e político, com capacidade de leitura, compreensão crítica de textos e análises econômicas e financeiras;
- Capacidade de tomada de decisões, proposição de projetos e programas de desenvolvimento e de resolução de problemas numa realidade local, nacional e global diversificada e em constante transformação, utilizando o instrumental econômico técnico-quantitativo;
- Capacidade analítica, visão crítica e competência para adquirir novos conhecimentos;
- Consciência de que o senso ético de responsabilidade social e ambiental para nortear o exercício da profissão.
Objetivos do Curso de Economia
A partir das Competências do Curso e da Escola de Negócios foram estipulados cinco objetivos, os quais norteiam o perfil do egresso:
- Estimular a produção e a disseminação do conhecimento da Economia no Paraná e no Brasil, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico sustentável e integrado ao debate científico regional, nacional e internacional;
- Formar Economistas aptos para a inserção produtiva nas mais variadas áreas de oportunidade de atuação profissional, dotados de capacidade analítica e habilidades quantitativas requeridas para a solução de problemas complexos e autonomia intelectual;
- Formar Economistas com a responsabilidade de agente transformador da realidade social e empresarial e com a compreensão das questões econômicas atuais;
- Fornecer ao mercado de trabalho um profissional empreendedor e diferenciado pela flexibilidade do alcance dos seus conhecimentos, capaz de ampliar o campo de ação do Economista nas esferas pública e privada a todas as situações onde contribuam a racionalidade da eficiência no uso de recursos e a consciência dos impactos redistributivos envolvidos nos processos econômicos;
- Promover o debate construtivo e ético das questões de interesse político econômico do estado e do país, com o objetivo de trazer conhecimento e referências analíticas para orientar as escolhas públicas e sociais.