Cálculo Aplicado à Economia

Cálculo Aplicado a Negócios


Dentre as principais funções de um economista ele procura otimizar o lucro ou o custo de uma produção. Para isso ele necessita de ferramentas, como o Cálculo. Gráfico é outra ferramenta muito útil ao economista e permite visualizar os resultados estimados por Cálculo.


O Cálculo tem por objetivo resolver dois problemas, determinar uma reta tangente a uma curva e calcular a área sob uma curva. A partir da reta tangente a uma curva, pode-se determinar o ponto de máximo ou de mínimo da função. O ponto máximo pode representar um lucro máximo de uma empresa e o ponto de mínimo o custo mínimo de produção.


A disciplina de Cálculo Aplicado a Negócios utiliza os conceitos de cálculo em economia. É considerado o conceito de reta tangente a curva para analisar tendências de crescimento ou a otimização de modelos matemáticos. Nos links a seguir é apresentado a matemática utilizada como pré-requisito para a disciplina.


No documento de álgebra é demonstrado as principais operações utilizadas, potenciação, radiciação, proporção aplicada a economia e logaritmos. Uma bibliografia é sugerida, incluindo atividades no site KhanAcademy.

Para funções os dois equacionamentos básicos são revisados e suas respectivas interpretações gráficas. São descritas as equações lineares e a equação quadrática.

Modelos de Otimização


Para a disciplina de Modelos de Otimização o cálculo é aplicado em problemas de otimização sobre funções de várias variáveis. Primeiramente a otimização é desenvolvida em modelos matemáticos sem restrição.

Em seguida é apresentado problemas de otimização que apresentam restrições. Assim o ponto de máximo ou de mínimo está restrito a uma segunda equação. Para a solução deste tipo de problema é utilizado o Multiplicador de Lagrange, descrito no arquivo a seguir. O domínio da solução de sistemas de equações é pré-requisito para Multiplicadores de Lagrange.